Na primeira ronda de 2016 foram recebidos 282 projetos candidatos a apoio para a área da Juventude.

Terminou no passado dia 2 de fevereiro a 1.ª data limite de 2016 para submissão de candidaturas ao Erasmus+ nas ações descentralizadas para a área da Juventude.

A Agência Erasmus+ Juventude em Ação recebeu 282 candidaturas oriundas de todos os distritos e regiões autónomas, para as 3 ações chave a que era possível concorrer.

A ação chave para a mobilidade de jovens e animadores de juventude, que inclui atividades como os intercâmbios, o serviço voluntário europeu e a formação de animadores de juventude, foi a que viu submetidas maior número de candidaturas, num total de 242. Este valor significa cerca de 86% do total de candidaturas submetidas.

Segue-se o processo de avaliação qualitativa das candidaturas prevendo-se para o mês de abril a divulgação de resultados.

Para o diretor desta agência, Dr. Pedro Couto Soares, “estes resultados são um bom indicador do sucesso dos roteiros de informação e formação que realizámos por todo o país no ano de 2015, e demonstra também a vitalidade dos jovens e das organizações Portuguesas no trabalho e na defesa dos valores Europeus, através do Erasmus+. São resultados record porque é o maior número de projetos submetidos à mesma ronda desde 2014 e por isso, naturalmente, muito animadores.”.

Para o ano de 2016 existem ainda mais duas oportunidades cujos prazos de candidatura terminam a 26 de abril e 04 de outubro do corrente ano.

O Erasmus+ é o programa da União Europeia para a Educação, a Formação, a Juventude e o Desporto para o período entre 01 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2020.

Em Portugal as áreas da Juventude e do Desporto são geridas pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação. Mais informação em www.juventude.pt  

 

Por Juventude em ação