No próximo sábado, 22 de março, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães recebe mais uma sessão do ciclo de conferências «LOULÉ na linha do tempo».
Carlos Bártolo apresenta "De Loulé para a Nação, da Nação para Loulé: as diferentes ‘modernidades’ na Política de Obras Públicas”.
A historiografia, na sua versão mais simplista, gosta de compreender os seus objetos de análise de forma dicotómica, quase como um combate entre bons e maus, no entanto, análises mais profundas vêm revelar que nem sempre as coisas são assim. O entendimento de Modernismo é uma destas situações sendo, no caso nacional, imediatamente entendido como a antítese do regime ditatorial português. Mas, até que ponto o Novo de Estado Novo não prefigurava em si também essa vontade de renovação e modernidade, mascarando-se formalmente com outros “trajes”.
Loulé, berço de Duarte Pacheco, serve de mote para se ver como o desenvolvimento da sua obra política é paradigmática deste entendimento oximorónico de progresso/tradição, tema central para uma reanálise isenta destes períodos.
Carlos Bártolo, licenciado em Design de Comunicação (ESBAP, 1990), com um mestrado em Design Industrial (FAUP, 1998) e doutoramento em Design (ULL, 2021), centra a sua investigação na área da História do Design Português, estudando o objeto desenhado como suporte de comunicação, especialmente no âmbito de esferas políticas extremas.
É Professor Auxiliar da Universidade Lusíada, em Lisboa, e investigador integrado no CITAD (Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design).