Decorreu ontem, no feriado municipal do município de Castro Marim, dia 24 de junho, a inauguração da “Casa do Sal”, em Castro Marim.

Com casa cheia, este novo equipamento cultural castromarinense foi apresentado como casa-cultura, um espaço que se pretende dinâmico e próximo da comunidade, tendo por objetivo pilar a valorização da atividade salineira e da biodiversidade das salinas.

A vice-presidente Filomena Sintra, vereadora do pelouro da Cultura, conduziu a cerimónia de inauguração, agradecendo a todos os envolvidos no projeto “Casa do Sal”, uma obra realizada por administração direta e com cofinanciamento do PROMAR (Programa Operacional Pesca 2007-2013), estimando-se, no total, um investimento de cerca de 400 mil euros.

A “Casa do Sal” organiza-se entre um espaço de merchandising, associado ao sal de Castro Marim, uma área de exposições, que recebe agora a exposição de fotografia e pintura da autoria de Carlos Luz, intitulada “A Volúpia da Esteva”, e um espaço multimédia que integrará uma rede de circuitos de visita à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim/Vila Real de Santo António. Durante o próximo mês, este espaço já receberá alguns ateliers didáticos para os jovens que integram na iniciativa autárquica das “Férias Ativas”, a título de exemplo daquilo que poderá ser dinamizado na “Casa do Sal”.

As comemorações do Dia do Município contaram também com uma sessão solene, onde foram homenageadas personalidades e entidades que se notabilizaram pelos relevantes serviços prestados ao concelho, nomeadamente, e a título póstumo, José Guilhermino Anacleto, distinguido pelo trabalho desenvolvido durante os anos em que foi autarca castromarinense, o “Eurotel Altura”, na pessoa de Luís Manuel Carvalho Cerqueira, pelo enorme contributo de desenvolvimento que trouxe ao concelho e à marca de Castro Marim, e a empresa “Real Infante”, homenageada na personalidade de João Manuel Gomes Coelho, reconhecida pelos valores distintivos de excelência e qualidade, que tanto têm trazido à comunidade castromarinense, a nível económico e social. Foram ainda distinguidos todos os funcionários da Câmara Municipal de Castro Marim com mais de 30 anos de serviço.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, agradeceu também a todos os parceiros do município, “que são a sociedade civil organizada, as instituições de solidariedade social, as associações de caçadores, as associações e clubes desportivos e culturais, onde os seus dirigentes, sem serem remunerados e, às vezes, com muita incompreensão, tudo fazem pelos seus concidadãos nas mais diversas áreas. Em nome do município, o meu respeito, a minha admiração e o meu reconhecimento”.

O programa das comemorações do feriado municipal encerrou na Colina do Revelim de Santo António, com o concerto da banda portuguesa “Os Azeitonas”.

 

Por CM Castro Marim