A Casa Museu João de Deus (CMJD) assinala, no próximo dia 25 de outubro, o seu 18.º aniversário, com a promoção de uma programação especial para este dia, dirigida a diversos públicos.

Assim, e subordinado ao tema “Casa- Museu João de Deus: uma casa-poema… em construção”, realizar-se-á, pelas 11h00, um ateliê de ilustração dirigido a crianças dos 5 aos 12 anos. Nesta ação, os mais novos são convidados a visitar o espaço museológico aqui existente e de seguida a participar num ateliê de ilustração, onde através da sua criatividade, irão ilustrar, criar e construir uma casa - poema, com o objetivo de ligar o esboço fachada da Casa Museu à poesia de João de Deus.

Da parte da tarde, pelas 15h30, os visitantes terão a oportunidade de participar na iniciativa “A Casa - Museu João de Deus aos olhos do mestre”, visita orientada pelo arqto. Mário Varela Gomes, mestre/projetista deste espaço. Será uma visita orientada através de memória e de olhares, que documentará a história, a recuperação, o projeto arquitetónico e expositivo, e alguns segredos de bastidores, por poucos conhecidos. A atividade é dirigida ao mais diferenciado publico e pretende oferecer um momento único de diálogo entre o projetista e o visitante, numa nova perspetiva da Casa Museu.

Relembramos que a CMJD, abriu portas no dia 25 de outubro de 1997, sendo um núcleo de representação e espaço lúdico, educativo e de cultura, dividido em diversos ambientes que se completam e que visam preservar a “memória do lugar”, dando a conhecer a vida e a obra de João de Deus, numa tripla perspetiva – como Homem, como Poeta e como Pedagogo - e reviver as memórias e identidade coletivas, em múltiplas atividades, onde a Educação, as Artes e o Conhecimento do Meio Envolvente têm um papel preponderante.

 

Por: CM Silves