A pensar nos mais idosos e na valorização das suas memórias e histórias, a Casa-Museu João de Deus (CMJD) levará aos lares da terceira idade do concelho de Silves a iniciativa «Cartilha maternal, conversas à solta», que terá a sua primeira edição no dia 7 de março, pelas 10h30, no Centro Cultural e Social João de Deus.

Partilhar memórias, recordar os tempos da escola e o uso da Cartilha Maternal escrita por João de Deus e usada para a aprendizagem da língua, é a proposta, promovendo-se, igualmente, uma recolha de saberes e lembranças sobre a personalidade de João de Deus e sobre a sua obra pedagógica, que fazem parte da cultura oral e tradicional das gentes do concelho. Buscar-se-á a resposta, entre outras, a perguntas como: Quando aprenderam a ler? Como aprenderam? Quem ensinou? Qual foi a lição mais difícil? Que texto os marcou? O que mudou nas suas vidas com aprendizagem da leitura?

Em abril, a ação terá lugar em S. Marcos da Serra e espera-se que possa chegar a todos os lares do concelho até ao final do mês de junho, sendo, depois, direcionada para o público dos Polos de Educação ao Longo da Vida.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a CMJD, através do telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt

 

Por CM Silves