A empresa B. Braun dispõe de uma gama de cateteres para a retenção urinária feminina e masculina já lubrificados – Actreen Hi-Lite - uma solução prática e discreta para ser utilizada onde e quando quiser no seu dia-a-dia.

Este dispositivo tem agora um valor adicional, no que respeita à sua praticidade, desenvolvida com o objetivo de poder ser utilizado em viagem. Trata-se de uma cateter leve, que pode ser dobrado e guardado dentro de uma bolsa discreta fornecida na caixa; é conveniente, uma vez que dispõe de duas opções de abertura adaptadas ao nível de destreza manual; disponibiliza o sistema “No touch”, com duas opções que permitem evitar tocar no cateter durante a utilização, prevenindo possíveis infeções.

Esta gama de cateteres tem também uma válvula antirrefluxo, integrada na bolsa, que evita derrames durante o armazenamento, e uma bolsa graduada de 1000 mL, que permite a medição da urina com uma escala graduada de fácil leitura. A bolsa coletora pode ser esvaziada através do seu canto destacável.

Além deste valor adicional, estes dispositivos têm uma tecnologia única, baseada em lubrificante hidrofílico, ou seja, desenvolvido à base de água e glicerina.

Esta solução é indicada para pessoas com retenção urinária, ou seja, com incapacidade de urinar, que se caracteriza por um fluxo urinário reduzido ou intermitente, acompanhado de um enorme esforço ao urinar e de uma sensação de esvaziamento incompleto e de hesitação.

Existem diversos fatores que contribuem para a retenção urinária nomeadamente: a obstrução do trato urinário, o enfraquecimento do músculo da bexiga ou complicações neurológicas.

A obstrução do trato urinário pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna, uma doença caracterizada pelo aumento de volume da próstata, que resulta na obstrução da uretra.

Para mais informações sobre este sistema, consulte: https://www.bbraun.pt/pt/doentes/doentes-com-retencao-urinaria.html