CCDR ALGARVE, AlgarOrange e Turismo do Algarve levam Laranja do Algarve à Bolsa de Turismo de Lisboa

O Presidente e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., José Apolinário e Pedro Valadas Monteiro, respetivamente, participam na ação «Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região»,
evento promovido pela CCDR Algarve | Agricultura e Pescas, em parceria com a AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e a Região de Turismo do Algarve a acontecer no dia 12 de março, pelas 14h00, no Stand Algarve, na BTL – Better Tourism Lisbon travel Market 2025.
Num primeiro momento, será apresentado um estudo sobre a perceção e consumo da laranja do Algarve, com o intuito de aprofundar conhecimentos e contribuir para a estratégia de posicionamento dos Citrinos do Algarve, desenvolvido por estudantes da Universidade do Algarve. Segue-se uma sessão de degustação de cocktails inovadores com base na laranja e conjugado com outros produtos endógenos do agroalimentar do Algarve, desenvolvida e apresentada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em colaboração com a AlgarOrange.
A AlgarOrange é uma associação empresarial sem fins lucrativos criada em 2018 com a missão de representar e defender os Citrinos do Algarve. Assume-se como a porta-voz oficial do setor e reúne, numa única entidade, as principais empresas e organizações que têm como objetivo primordial a produção sustentada de citrinos de qualidade. Com doze associados, a AlgarOrange representa cerca de 40% da produção de citrinos no Algarve e 30% da produção nacional de citrinos.
A maior produção de citrinos do País está localizada no Algarve, sendo que 87% de toda a produção de laranja ocorre neste território. Fruto da cada vez maior eficiência no uso dos fatores, inovação e incorporação de tecnologia, a produtividade média tem crescido de forma sustentável, sendo que a campanha 2023-2024 superou em 10% a média dos últimos 10 anos.
A AlgarOrange estima que esta produção gera um volume de negócios anual de 180 Milhões de Euros (M€). Em 2023, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as exportações regionais de frutos ultrapassaram os 107,5 M€, sendo responsáveis por 37% das exportações com origem no Algarve. A laranja é o terceiro fruto mais exportado por Portugal e o principal destino é o mercado europeu: absorve 90% das vendas internacionais. Espanha, França e Polónia são os principais clientes da laranja do Algarve.
O selo regulamentado pela União Europeia garante aos consumidores a verdadeira origem do produto. Os Citrinos do Algarve IGP – Indicação Geográfica Protegida são produzidos numa área geográfica específica e possuem características que os distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante e um elevado teor de sumo, doce e de sabor inconfundível. Na última década a certificação e comercialização IGP tem sido uma das bandeiras e dos grandes motores do crescente sucesso do agroalimentar algarvio. Cerca de 60% das exportações regionais de citrinos e 40% das suas vendas para a grande distribuição são comercializadas sob esta chancela, tendo na campanha 2023/24 sido alcançado um recorde de mais de 64.000 toneladas de Citrinos do Algarve IGP comercializados, um crescimento de 360% comparativamente à campanha de 2016/17.
Ao longo dos anos, e com recurso ao apoio de fundos europeus, o setor também se foi transformando, com importantes investimentos em tecnologias de produção, nomeadamente na gestão eficiente da rega, e do processamento/embalamento de fruta para comercialização.
A ação “Citrinos do Algarve – IGP, um ativo para a promoção turística da Região” é uma iniciativa realizada no âmbito do PDR2020-20.2-FEADER-092942 (Assistência Técnica RRN 2023).
CCDR Algarve