Os deputados do CDS-PP João Rebelo, Teresa Caeiro e Isabel Galriça Neto querem esclarecimentos urgentes sobre a falta de Pediatras no Hospital de Portimão.

Na pergunta enviada hoje à Ministra da Saúde, os deputados do CDS-PP questionam se estão ou não abertas duas vagas para Pediatras no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, se está ou não a ser considerada a possibilidade de recorrer a empresas de prestação de serviços médicos para resolver, no imediato, a falta de especialistas no Algarve, que medidas foram já, e estão a ser, tomadas neste sentido e que medidas estão a ser tomadas, no imediato, para que esta situação não se prolongue durante o verão, época em que a população na região sofre um aumento considerável.

Finalmente, os deputados do CDS-PP questionam se a Ministra da Saúde está em condições de garantir o acesso aos cuidados de saúde da população do Algarve, fixa e flutuante, com a qualidade a que têm direito.

Com o título «Hospital de Portimão pode ficar sem pediatras entre hoje e domingo», o jornal Sul Informação dá conta de que «a Pediatria do Hospital de Portimão pode ficar sem pediatras durante o fim de semana, o que obrigará à transferência de crianças e bebés para o Hospital de Faro. A situação foi confirmada, esta manhã, por Marta Temido, ministra da Saúde, que visitou a unidade hospitalar».

Segundo a Senhora Ministra da Saúde, a tutela tem «dificuldades no preenchimento das escalas esta sexta-feira, sábado e domingo. Se se confirmarem essas dificuldades, se ficarmos sem especialista de pediatria no hospital, estão organizados os meios para que os doentes sejam encaminhados para o Hospital de Faro, a partir de hoje, ao final do dia».

Referindo também que «ainda estão a ser realizados contactos hoje que podem garantir que isso não é necessário», ressalva, no entanto, que «poderá haver é um encaminhamento de doentes que deem aqui entrada de novo através da urgência e poderá haver a necessidade de transportar, para Faro, meninos da Neonatologia».

O Grupo Parlamentar do CDS-PP tem vindo insistentemente a confrontar e questionar a tutela sobre a falta de profissionais nas unidades de saúde do Algarve, de várias especialidades, incluindo a Pediatria.

Aliás, nas últimas semanas o GP CDS-PP dirigiu à Senhora Ministra da Saúde várias questões sobre a falta de Pediatras nas maternidades do CHUA, às quais ainda aguarda resposta.

O CDS-PP reitera que encara com muita preocupação estes factos, bem como a grave situação que, de uma forma geral, se vive na saúde na região do Algarve, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, o que, neste caso, claramente, continua a não acontecer.

E entende, uma vez mais, ser de extrema urgência obter esclarecimentos por parte da Senhora Ministra da Saúde.

 

Por: CDS