Perante largas dezenas de activistas e apoiantes, Sebastião Coelho, Mandatário da Candidatura da CDU no concelho de Olhão dirigiu a sessão, tendo sublinhado que foi com uma enorme satisfação que aceitou ser mandatário tendo referido a importância de “poder constatar e afirmar que na CDU a conquista de lugares não é para benefício próprio, mas para apoio na luta pela melhoria das condições de vida e bem estar dos trabalhadores e população do concelho em todas as suas vertentes”.
Foram ainda anunciados os candidatos às freguesias urbanas, Ricardo Martins, à Assembleia de Freguesia de Olhão. Tem 27 anos, reside em Olhão, é licenciado em Ciências da Comunicação e atualmente técnico comercial na atividade seguradora. E para a Freguesia de Quelfes, José Vale, 51 anos, também residente em Olhão, onde é professor na Escola Paula Nogueira em Olhão.
De seguida, teve a palavra Florbela Gonçalves, atual eleita na Assembleia Municipal pela CDU, e que encabeça novamente a lista a este órgão autárquico. Agradecendo a confiança que foi depositada há quatro anos, afirmou o compromisso desta candidatura com todos os olhanenses e de que “A CDU foi a voz dos trabalhadores e das populações na Assembleia Municipal” e assim vai continuar a ser. Após o destaque de pontos essenciais da intervenção desta força política, ficou o alerta sobre o poder local e a sua importância para todos, em que “a democracia local é a pedra basilar de uma democracia plena, da democracia como fonte de soluções, tanto mais nestes tempos difíceis que se vivem, onde por vezes as liberdades e garantias dos cidadãos são diariamente postas em causa”
Coube a Jorge Costa, candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Olhão, desenvolver aspectos essenciais do programa da CDU para aquele concelho. Na sua intervenção o candidato da CDU sublinhou que esta é uma candidatura que conta “com todos os trabalhadores do município e empresas municipais, sem esquecer os micro, pequenos e médio empresários, todos os que vivem da Pesca e do marisqueiro, assim como os agricultores, tantas vezes esquecidos, mas de vital importância para o concelho.” De seguida, deixa o aviso, de que há lutas que “a CDU não abdica e não baixará os braços”, nomeadamente a defesa da Ria Formosa e dos que lá trabalham. Jorge Costa referiu ainda a urgência de haver um “o reforço da habitação social e por uma política real e efetiva de habitação a custos controlados” num concelho com “custos com água e saneamento que são dos mais altos do Algarve”. Destacou que a CDU não abdica da luta pela reposição de Freguesias, como é o caso de Moncarapacho e Fuseta, de acordo com a vontade das populações.
Esta apresentação pública contou ainda com a participação de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP que encerrou a iniciativa.