Desde 1977 - há, portanto, 43 anos -, que a CDU e o PCP intervêm, tanto nos órgãos locais do Concelho de Lagos como na Assembleia da República, exigindo a construção da variante da EN125, velha aspiração da população que permitiria retirar do interior da Vila do Odiáxere o trânsito de estrada.
É desde há muito indiscutível a perigosidade para a população do Odiáxere decorrente do intenso tráfego de estrada atravessando a Vila , pelo que é cada vez mais urgente a construção da variante da EN125.
Passados que são estes 43 anos de permanente intervenção e insistência junto de todos os níveis da governação local, regional e nacional, pela construção da Variante à EN125 em Odiáxere, indispensável para se conseguir melhorar significativamente a qualidade de vida da população desta Vila e visto que os sucessivos Governos deixaram arrastar este caso com promessas não cumpridas até à situação litigiosa em tribunal em que se encontra, a CDU não deixa de cumprir o compromisso de continuar a luta pela solução do premente problema da construção da Variante da EN125 em Odiáxere.
Assim, a CDU propõe que a Assembleia de Freguesia de Odiáxere,, delibera-se solicitar ao Ministro das Infraestruturas de Portugal:
- Informação sobre a situação litigiosa em que se encontra a variante da EN 125 em Odiáxere;
- Informação sobre a data prevista para o lançamento da empreitada para a respetiva construção;
- Que, até ser aberta à circulação uma nova variante, gratuita, à travessia da Vila de Odiáxere, seja permitida a utilização gratuita do troço da Via do Infante, desde a E.N. 120 (à entrada de Bensafrim) até ao acesso à rotunda a poente da Mexilhoeira Grande, desativando-se o pórtico correspondente;