A Câmara Municipal de Lagos aprovou a cedência de edifícios municipais ao Centro de Estudos de Lagos e ao Grupo dos Amigos de Lagos, duas associações locais que promovem atividades de educação não formal, reflexão e debate, consideradas importantes para a coesão social e dinamização cultural.
As cedências, a realizar através da celebração de contratos de comodato, acontecem em simultâneo com a decisão de revogação dos contratos atualmente em vigor, respeitantes às instalações onde cada uma das referidas instituições tem, atualmente, a sua sede social fixada. 
 
Ao Centro de Estudos de Lagos (CEL) vai ser cedido o edifício do antigo Serviço de Luta Anti-Tuberculose (também conhecido como o “Dispensário”), sito na Rua Dr. José Cabrita (Rossio de S. João), o qual tem condições de espaço e acessibilidade para desenvolver e dinamizar o projeto “Universidade Sénior” já a partir do próximo ano letivo.
 
Por sua vez, o Grupo dos Amigos de Lagos (GAL) irá instalar-se no edifício da Janela Manuelina, sito na R. Henrique Correia da Silva (nas proximidades do Museu de Lagos), que estava até agora cedido ao Centro de Estudos de Lagos. O GAL abandona, assim, definitivamente o espaço que lhe tinha sido atribuído há alguns anos na Rua Cândido dos Reis. 
 
Estas decisões decorrem de uma opção que tem procurado conciliar a gestão do património imobiliário municipal - atribuindo-lhe novos usos e ocupação, para que o mesmo não fique degradado ou devoluto - com a satisfação das necessidades de funcionamento do associativismo local nas vertentes cultural, desportiva, recreativa e de âmbito solidário.
 
 
Por: CM Lagos