Presentes na cerimónia estiveram também o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, o presidente do Centro Paroquial de Martim Longo, diácono Albino Martins, o presidente da Assembleia Municipal de Alcoutim, António Amorim e o presidente da Junta de Freguesia de Martim Longo, Aníbal Cardeira, entre outras entidades.
O novo edifício foi financiado no âmbito de uma candidatura apresentada pelo Centro Paroquial de Martim Longo ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER). Com um valor aproximado de 105 mil euros, comparticipados a 75 % pelo referido programa e o apoio do Município de Alcoutim, a candidatura permitiu financiar o equipamento e as obras de remodelação da antiga Casa das Irmãs Franciscanas Missionarias de Maria que agora dá lugar ao novo Centro Pastoral.
Este equipamento permitirá a realização de ações de formação profissional e catequética, ateliers ocupacionais, atendimento à população, reuniões de âmbito pastoral, bem como, a criação de um arquivo de espólio documental.
O financiamento atribuído permitiu ainda adquirir diversos tipos de equipamentos para o Centro Paroquial de Martinlongo, designadamente, painéis solares, eletrodomésticos, bancadas, sistema contra incêndios, mobiliário para o refeitório e a construção de vestiários individuais para os colaboradores. De forma a melhorar as condições de vida da população, já que o Centro Paroquial de Martim Longo tem as valências de Centro de Dia e apoio domiciliário, foi também adquirido um carro para a distribuição da medicação semanal dos utentes e uma viatura adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Por CM Alcoutim