O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) está a promover, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde, um Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).

O INSEF tem como objetivo conhecer o estado de saúde da população portuguesa, as doenças mais frequentes, a utilização de medicamentos e o recurso aos serviços de saúde. Pretende-se igualmente contribuir para o conhecimento de alguns hábitos de vida da população, como por exemplo a alimentação e o exercício físico, entre outros aspetos importantes que influenciam a sua saúde.

A participação das pessoas convidadas a colaborar no estudo consiste em fazer um pequeno exame físico (medir a pressão arterial, altura e o peso, entre outros), análises clínicas de rotina e responder a algumas perguntas sobre a sua própria saúde. No total vão ser abrangidos 4.200 cidadãos, entre os 25 e os 74 anos, residentes em todo o território nacional, selecionados ao acaso de entre a população registada no Serviço Nacional de Saúde.

Este estudo é uma oportunidade única de conhecer o estado de saúde da população de uma forma rigorosa e assim contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde prestados, promovendo a melhor qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Neste estudo vão ser seguidos procedimentos internacionais de medição, permitindo comparar os resultados com outros países europeus, e os primeiros resultados vão ser conhecidos no início de 2016.

A sua realização está a cargo de profissionais de saúde do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve que tiveram formação específica para este efeito.

O INSEF tem a mais-valia de conjugar informação colhida por entrevista e uma componente objetiva através de um exame físico e análises clínicas. Efetivamente, alguns aspetos da saúde apenas podem ser avaliados, de forma fiável e válida, através de estudos que juntem uma componente de exame físico a uma entrevista. São, disto exemplo, a medição da pressão arterial, o índice de massa corporal, o perfil lipídico ou genético, entre outras. Por fim, os participantes no estudo terão uma outra vantagem direta, já que os resultados das análises clínicas e do exame físico serão enviados ao médico assistente dos participantes, para uma possível atuação clínica caso se justifique. A participação no INSEF não terá qualquer custo para os participantes.

O INSEF é coordenado pelo Instituto Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde, com a Secretaria Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores, com a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira e o Instituto Norueguês de Saúde Pública. Esta iniciativa tem um financiamento de cerca de um milhão e meio de euros, dois quais 85% são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do programa Iniciativas em Saúde Pública das EEA Grants, e 15% pelo Estado Português.

Na Região do Algarve o inquérito será realizado nos seguintes Centros de Saúde:

  • Centro de Saúde de Faro;
  • Centro de Saúde de Lagoa;
  • Centro de Saúde de Olhão;
  • Centro de Saúde de Silves;
  • Centro de Saúde de Albufeira;
  • Centro de Saúde de Lagos;
  • Centro de Saúde de Loulé.

Uma vez que para a realização deste Inquérito Nacional de Saúde com exame físico são necessários 4.200 participantes (voluntários, chamados ao acaso de entre os utentes do SNS), a vossa ajuda na difusão desta informação seria muito importante, assim sendo, vimos por este meio solicitar a vossa colaboração na divulgação do mesmo.

Toda a informação acerca do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico encontra-se disponível no site institucional da ARS Algarve IP, através do seguinte link: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/4473.