As comemorações do Grande Capítulo da Confraria, suspensas em 2020 devido à pandemia da covid-19, são retomadas este ano com a presença de confrades de 30 confrarias de Portugal, Itália, França, Espanha e da Grécia.
“Trata-se de um número de participações inferior ao de anos anteriores à pandemia, mas que teve de ser limitado face às restrições de saúde que vigoram em Portugal”, disse à agência Lusa o Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
Segundo José Manuel Alves, a iniciativa que se realiza anualmente no sábado mais próximo ao dia 05 de outubro, para assinalar o aniversário da Confraria, “reunia todos os anos, antes da pandemia, cerca de 500 pessoas de vários países, ficando na edição deste ano limitada a 200 participantes”.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, entidade criada com o objetivo de preservar a gastronomia da região, recolhendo e promovendo as receitas típicas, desde a serra ao litoral, distingue de dois em dois anos os seus membros "pelo contributo na preservação e divulgação da gastronomia e dos produtos algarvios".
“É um reconhecimento a todos os que dão o seu contributo na elevação da gastronomia regional enquanto património cultural coletivo e que muitas vezes ficam no esquecimento”, notou José Manuel Alves.
Este ano vão ser atribuídos 13 prémios, nas categorias de ‘Cozinheira do Ano (arte popular)’, ‘Cozinheiro do Ano’ e ‘Restaurante’, bem como a pessoas que divulgam a gastronomia algarvia por toda a Europa.
Durante os dois dias do evento, estão agendadas várias iniciativas entre as quais, entronização de novos membros e condecorações, degustações gastronómicas regionais, provas de vinhos, culminando com o jantar de gala e entrega das distinções.