Os Deputados João Paulo Graça e Sandra Ribeiro, reúnem às segundas-feiras com instituições e individualidades no distrito de Faro.

Os nossos deputados no passado dia 28 estiveram no terreno com o objetivo de conhecer as necessidades e problemas existentes no distrito.

O Deputado João Paulo Graça, reuniu com a ASCAL – Associação de Criadores de Gado do Algarve e com a AMVB – Associação de Mariscadores da Vila do Bispo.

Na ASCAL o Sr. Deputado reuniu com o Sr. Afonso Nascimento, Presidente da Associação, onde se falou da importância da construção de um matadouro regional, devemos lembrar que o Algarve é a única região do país onde não existe um matadouro, a construção destas infraestruturas é vista como uma mais valia em termos regionais e profissionais.

Um matadouro na região permitia criar emprego e o custo do abate ficar mais barato o que se poderia refletir no preço final do produto.

Alem do matadouro a Associação considera importante revitalizar a Feira de Animais vivos em Odiáxere.

Na AMVB o Sr. Deputado reuniu com o Sr. Paulo Lourenço, Presidente da Associação, o qual relatou as dificuldades e alterações que acha como necessárias. No Parque Natural (zona de Sines a Burgau), existem 80 licenças para mariscadores, alem da AM da Vila do Bispo, existem outras 3 Associações a de Aljezur, Cavaleiro e Sines). O Sr. Presidente pede mais fiscalização quer aos mariscadores que à atividade lúdica, considera que para manter a licença, 5 ordenados mínimos é pouco, considera ainda que a atividade do mariscador deve ser considerada de risco e de desgaste rápido, alem disso falaram ainda sobre o período de defeso.

O Sr. Deputado fez o desafio de juntar as 4 associações numa reunião para em conjunto formalizar um projeto a fim de poder levar o assunto ao parlamento. Ficou então o Sr. Paulo Lourenço de fazer a ligação com as restantes associações a fim de se encontrar uma data.

A Deputada Sandra Ribeiro, reuniu com dois médicos, um do Sistema Nacional de Saúde, Dr. João Manuel Aurélio Pires Duarte e outro que exerce no privado, Dr. António de Figueiredo Luz. Foram abordadas algumas situações de grande relevância para o problema da Saúde no Algarve e a nível de SNS, nomeadamente no âmbito dos cuidados primários, cuidados hospitalares, hospitais centrais e cuidados continuados na saúde mental. Abordou-se o tema da Medicina no Direito Penal e da questão das taxas moderadoras que foram isentas desde a pandemia.

O CHEGA agradece a todos os que nos receberam e fica a promessa que levará todos estes e restantes assuntos a discussão em sede própria.

A todos, muito obrigada!

 

CHEGA