A primeira edição do Grande Prémio Beira Baixa Terras de Excelência vai realizar-se nos dias 30 e 31 de maio, estando integrada no programa Cyclin'Portugal.
A competição para equipas continentais e de clube de estrada será uma oportunidade para dar a conhecer um território de excelência para a prática do ciclismo de estrada, mas também de montanha.
O evento alia a alta competição do Grande Prémio Beira Baixa Terras de Excelência com o desporto de massas do Mediofondo Beira Baixa, que vai realizar-se no dia 31.
A corrida para profissionais terá três etapas e um total de 216,7 quilómetros. Inicia-se com uma tirada de 135 quilómetros, que, no dia 30, vai ligar Penamacor a Castelo Branco, através de um percurso com duas contagens de montanha e duas metas volantes.
O segundo dia de competição reserva duas etapas de grande dificuldade. De manhã disputa-se uma cronoescalada de 4,2 quilómetros, em Vila Velha de Ródão. A etapa vespertina, com um traçado que lembra as clássicas do centro da Europa, terá 77,5 quilómetros de permanente sobe e desce, entre Proença-a-Nova e Oleiros.
Em paralelo com a competição, os ciclistas amadores e de lazer também poderão experimentar a excelência das estradas e das paisagens da região, participando no Mediofondo Beira Baixa, marcado para domingo. Trata-se de uma prova aberta a federados e a não federados, que totalizará 120 quilómetros, com início e final e Idanha-a-Nova e um itinerário desafiante que contempla seis setores de “pavé”.
O Grande Prémio Beira Baixa Terras de Excelência e o Mediofondo Beira Baixa são uma organização da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Interior, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Por: UVP-FPC