«Saúde Mental no Desporto» é o tema da segunda ação de formação inserida no Ciclo de Formação Desportiva, promovido online pelo Município de Odemira, agendada para os dias 4 e 5 de março, entre as 20.00 e as 22.00 horas.

A sessão de abertura será assumida por Telma Guerreiro, Deputada na Assembleia da República e coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental. A formação contará com intervenções de Diana Jorge (Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, e especializada em Psicologia do Desporto) que irá abordar o tema “Tratamento e prevenção do burnout desportivo”, e Jorge Silvério (Doutorado em Psicologia do Desporto e Embaixador para a Ética do Desporto no âmbito do Plano Nacional para a Ética do Desporto promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude), que irá incidir sobre “Pandemia, Desporto, e Saúde Mental: orientações para a intervenção”.

O Município de Odemira promove durante o ano de 2021 um ciclo de formação online no âmbito do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e diretores técnicos do concelho. As formações são certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e gratuitas para residentes no concelho.

As próximas ações do ciclo de formação incidirão sobre os seguintes temas: “Desporto Escolar e articulação com o Desporto Federado” (6 e 7 de maio), “Planificação e organização de um clube desportivo” (1 e 2 de julho), “Desafio na monitorização de carga de treino em desportos de resistência” (2 e 3 de setembro), “Técnicas de comunicação e coaching para treinadores” (4 e 5 de novembro) e uma preleção final sobre “Arbitragem” (3 de dezembro). “Nutrição Desportiva” foi o tema da primeira formação, que decorreu nos dias 4 e 5 de fevereiro.

 

Por: CM Odemira