A Câmara Municipal de Alcoutim, através da Marca de Fronteira Alcoutim Sanlúcar de Guadiana, promoverá, durante o mês de junho, o Ciclo de sessões de contos intitulado «Contos de EnContros».
Esta ação está integrada no projeto 0779_FORTours_IB_5_F, Fortificações de Fronteira: Fomento do Turismo Cultural Transfronteiriço, aprovado no âmbito da 6a Convocatória do Programa Operativo INTERREG V A ESPANHA PORTUGAL, (POCTEP 2014-2020).
 
As sessões serão dinamizadas pelos contadores de histórias Rita Sales e Pedro Faria Bravo, que têm desenvolvido diversos projetos na região, em estreita colaboração com as populações e comunidades locais. Entre os projetos já realizados destacam-se "De Boca em Boca - histórias a nutrir comunidades", "Caminhos Contados - percursos pedestres performativos" e "Contos ao Largo", entre outros.
 
Com os Contos de EnContros, este casal de contadores de histórias pretende valorizar a cultura, a arte, as histórias e o património imaterial. Através da proximidade com as populações locais, irão partilhar histórias de outras terras e incentivar a partilha de histórias locais através da iniciativa "agora contas tu".
 
Dessa forma, pretende-se desinibir a comunidade local e torná-la participante ativa nas sessões.
 
Os Contos de EnContros irão percorrer o território do concelho de Alcoutim, passando pelas povoações das Cortes Pereiras (dia 13), Vaqueiros (dia 16), Pereiro (dia 20), Balurcos (dia 22), Martim Longo (dia 23), Farelos (dia 27) e Giões (dia 29).
 
Estas sessões contam com o apoio das Juntas de Freguesia, associações e populações das localidades por onde irão passar.