As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação, iniciada há cerca de 11 meses, por tráfico de estupefacientes e recetação de artigos furtados. Os suspeitos exploravam um café onde vendiam estupefacientes a clientes, e que, ao mesmo tempo, serviria para “branquear” os lucros financeiros obtidos ilicitamente com a venda dos estupefacientes.
Este grupo dedicava-se principalmente ao tráfico de heroína e desenvolvia a sua atividade criminosa também nos concelhos de Portimão, Silves e Lagoa. Como forma de pagamento a troco da droga, para além de dinheiro, recebiam também de alguns clientes, joias e diversos outros artigos furtados.
No decorrer do processo de investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca domiciliária, um mandado de busca em estabelecimento, três mandados de detenção fora de flagrante delito e três mandados de busca em veículos, destacando-se a apreensão do seguinte material:
· 13 703 doses de heroína;
· 1 211 doses de MDMA;
· 90 doses de cocaína;
· 17 mil euros em numerário;
· 500 gramas em ouro;
· Um veículo;
· Uma bicicleta;
· Três balanças de precisão;
· Cinco televisores;
· Dez telemóveis.
Dos detidos, um foi restituído à liberdade, tendo sido constituído arguido, e os restantes quatro estão a ser presentes a primeiro Interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Faro.
A operação contou com o reforço do NIC de Albufeira, da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Faro e do Destacamento Territorial de Albufeira.
Por: GNR