A noite de ontem, 8 de setembro, teve teatro no encerramento do mercado de Verão de Quarteira com a reposição da peça «Cinema Miami», com algumas alterações, pelo Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa.

Cinema Miami, numa encenação de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, é o primeiro espetáculo do Grupo e conta a história de uma comunidade que vê o seu Cinema fechar, numa clara alusão ao antigo Cinema Mariani, em Quarteira. Em cena é simulada, com muita graça, a projeção dos filmes Tarzan – O Rei dos Macacos, Romeu e Julieta e Titanic.

Na peça, as razões apontadas para o encerramento do Cinema Miami são ordens do Governador e estão ligadas com uma exploração de petróleo que irá acontecer naquele local. Este espetáculo conta com a participação de vizinhos-atores que, resgatando a memória, interpretam personagens do quotidiano quarteirense do antigamente e fazem o espetador viver um momento de ritual e de reflexão.
Uma divertida comédia que aborda vários temas humanos e que dizem respeito a todos, com destaque para a clara oposição à prospeção de petróleo na costa algarvia.

O Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira é uma iniciativa de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, do Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro e conta com a parceria da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.

O Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa é composto por membros da comunidade quarteirense (e arredores) que fazem do Teatro um espaço de encontro, convívio, reflexão, criatividade, jogo, crescimento pessoal e como comunidade. Conta com cerca de 30/35 membros ativos, vizinhos-atores de todas as idades, entre os 5 e os 83 anos, que todas as Quintas-feiras se reúnem para ensaiar e divertir juntos.

 

Jorge Matos Dias