Esta trilogia de contos, que mescla as origens angolanas do autor, com a sua vasta experiência de vida enquanto cidadão do mundo, converte cada uma das suas obras num hino às identidades culturais locais, sem supremacias, materializando o mais sublime dos patrimónios culturais imateriais: os dialetos. Deste modo, ler os contos de João Carlos Carranca é viajar no tempo e no espaço ao sabor de uma sonoridade adivinhada pela palavra escrita.
Publicada pela Arandis Editora, esta trilogia é composta pelos volumes
«Estórias Soltas e Palavras Vadias», 2016.
«Zulmarinho, Delírios ao Sabor das Ondas», 2022.
«Circulando aos Quadrados, Numa Recta que é Curva», 2024.
João Carlos Carranca nasceu em Sá da Bandeira, Angola, a 28 de Outubro de 1956. A sua instrução primária foi feita em Moçâmedes, tendo ficado a cargo do professor Amaral. Com apenas 12 anos de idade já colaborava num projeto radiofónico, no Rádio Clube local.
Em 1979 veio para Portugal, estudar medicina na Universidade do Porto, onde se formou, tendo realizado a especialidade no Hospital de Santarém, dividindo a sua carreira entre Portugal e Angola. Residente em Portimão desde 1996, foi Médico-Cirurgião no Hospital de Portimão. Foi igualmente médico desportivo no Portimonense.
Reformado da atividade clínica, tem-se dedicado à revitalização das rádios locais, colaborando com a Rádio Portimão, onde tem o programa «Carranca às Quartas».
Nuno Campos Inácio