Compras equivalem a 270 mil toneladas de produtos frescos.
Foram apoiados 365 produtores nacionais, representando cerca de 15 mil pessoas.
No distrito de Faro, as compras aos produtores locais atingiram os 25 milhões de euros, representando mais de 19 mil toneladas de produtos.
Fundado em 1998 com o objetivo de apoiar os produtores nacionais e valorizar a autenticidade dos produtos portugueses, o Clube de Produtores Continente (CPC) tem registado um crescimento significativo ao longo dos anos.
No âmbito do Dia da Produção Nacional, que se celebra a 26 de abril, o CPC anuncia que em 2024 comprou 624 milhões de euros à produção nacional para distribuir nas lojas Continente, o que se traduz em mais de 270 mil toneladas de produtos frescos, desde frutas e legumes, talho, charcutaria e queijos, peixaria, padaria e pastelaria. No distrito de Faro, as compras do CPC aos produtores locais atingiram os 25 milhões de euros, representando mais de 19 mil toneladas de produtos.
Contando atualmente com 365 membros distribuídos de Norte a Sul do país e Madeira, que representam empresas familiares ou organizações de produtores, o CPC apoiou em 2024, direta e indiretamente, cerca de 15 mil pessoas, através de mais de 200.000 hectares de área produtiva. O número de produtores tem crescido anualmente a dois dígitos, tendo registado o maior aumento em 2024, com destaque para o crescimento dos produtores de carne de origem nacional.
De acordo com Ondina Afonso, Presidente do CPC “Os resultados de 2024 refletem o compromisso contínuo do CPC com a produção nacional. Os produtores nacionais enfrentam atualmente desafios imensos, desde as mudanças climáticas até às exigências de inovação tecnológica e é com grande orgulho que os apoiamos, fortalecendo as economias locais e garantindo igualmente que os consumidores tenham acesso a produtos frescos, de origem nacional, provenientes de sistemas de produção mais sustentáveis.”
A produção e o consumo sustentável são, aliás, as principais preocupações do CPC cuja atividade está alinhada com o 12.º objetivo da ONU, com a estratégia Europeia do Prado ao Prato e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 do Ministério o Ambiente e da Transição Energética. Neste sentido, o CPC desenvolve regularmente iniciativas de formação e capacitação na implementação das melhores práticas produtivas, como a agricultura regenerativa e agroecologia, aposta na incorporação de matérias-primas certificadas com origem sustentável, e promove a biodiversidade nas explorações agrícolas, entre muitas outras iniciativas, com o objetivo de apoiar os produtores no cumprimento das metas previstas pela Comissão Europeia.
Além disso, desenvolveu em 2023 a plataforma “Feira do Desperdício” que promove o aproveitamento do desperdício gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre produção - indústria - retalho, que possam desenvolver projetos de inovação e circularidade. No âmbito desta iniciativa, já foram desenvolvidos produtos como o Folar de Carne de Fumeiro, feito com excedentes de enchidos e fumados não comercializáveis (por uma questão de gramagem), que juntou os produtores Pão de Gimonde e Salsicharia da Gardunha.
O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo.
H-Advisors Global