APCC prevê agravamento este ano e decidiu lançar Plano de Retoma do Retalho, apelando ao contributo das entidades governamentais e dos intervenientes do setor.

Os efeitos da pandemia na economia nacional continuam a tornar-se visíveis. Agora, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) veio dar a conhecer que, em 2020, fecharam cerca de 200 lojas em centros comerciais nacionais, o que representa o número mais alto alguma vez verificado num só ano em Portugal. E este cenário, derivado das restrições impostas para tentar travar a Covid-19, deverá agravar-se em 2021, segundo antecipa a mesma entidade.

Para tentar dar a volta por cima e responder às dificuldades" vividas pelo setor, a APCC anunciou que está a preparar um Plano de Retoma do Retalho, apelando ao contributo das entidades governamentais e de todos os intervenientes do setor, de forma a ajudarem a defender o retalho em lojas físicas em Portugal.

"A APCC vai iniciar um conjunto de reuniões de trabalho com todos os representantes do setor para construir uma resposta à crise que agregue os vários contributos e permita a recuperação do retalho em lojas físicas em Portugal, no período de pós-confinamento", diz em comunicado, defendendo ser "fundamental a contribuição de todos os intervenientes com responsabilidades no setor e do Governo para que este plano encontre soluções e apoios para todo o comércio de forma integrada".

Este plano, argumenta, "assume especial importância numa altura em que os associados da APCC registaram perdas superiores a 600 milhões de euros nas ajudas dadas aos lojistas", sublinha, destancando que "num momento em que, devido à impossibilidade de ter as lojas abertas, se está a assistir ao aumento exponencial do comércio 'online' promovido por grandes multinacionais sediadas fora do território nacional".

Para coordenar a execução deste plano de recuperação os associados da APCC nomearam Rodrigo Moita de Deus como presidente executivo (CEO) da organização, cargo que e associação diz ter sido "recentemente criado". O novo responsável tem formação em marketing e experiência na comunicação, independente ou externo ao setor.

A APCC é uma associação de âmbito nacional que reúne empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao setor. E representa, atualmente, 93 conjuntos comerciais que integram um total de 8.600 lojas.

Por: Idealista