Entre os dias 13 e 25 de outubro a Casa-Museu João de Deus (CMJD), em SB Messines, assinala o seu 19.º aniversário, com a dinamização de um programa especial de atividades denominado «Casa Museu – Casa Viva», que se realizarão dentro e fora deste equipamento.

A primeira dessas ações decorre no dia 13 de outubro com um encontro com o escritor Sandro William Junqueira, nas bibliotecas escolares de Silves, Armação de Pêra, Algoz e SB Messines.

Serão, também, retomados os ciclos “ Cartilha maternal - Conversas à solta”, desta vez direcionados ao público do Pólo de Educação ao Longo da Vida de SB Messines, no dia 19 de outubro, pelas 14h30.

O dia 25 de outubro, data em que se completam 19 anos de abertura ao público da CMJD, será preenchido com a realização de ateliês direcionados para a comunidade escolar, com a ação “João de Deus ilustrado – oficina de desenho e artes plásticas”. Estes ateliês decorrem em dois períodos, um às 10h30 e outro às 15h00. Já ao final do dia será inaugurada pelas 21h00 a exposição de pintura “Retrospetivas”, de Cassiano Lima, na CMJD. A mostra estará patente ao público até ao dia 15 de dezembro.

Como habitualmente, o telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt são os contacto da CMJD disponíveis para o fornecimento de informações adicionais.

 

+ SOBRE SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA

Nasceu em 1974 em Umtali na Rodésia. Em 1976 volta para Portugal. Em 1986 foi viver para Portimão. Em 1998 começa a trabalhar como designer.

Em 1999, juntamente com o Paulo Quaresma, funda o grupo de teatro A GAVETA. Desde aí, trabalha como responsável artístico, encenador e ator. A partir de 2002, publica com regularidade poesia e contos em revistas e fanzines. É regularmente convidado para dizer poesia em recitais. Em 2007 inicia um trabalho regular em escolas e bibliotecas com a criação e interpretação de diversos ateliês e espetáculos vocacionados para a promoção do livro e da leitura.

 

+ SOBRE CASSIANO LIMA

Residente em Alte, é formado em arquitetura. A sua paixão pela pintura levou-o a realizar diversas exposições individuais e coletivas em Portugal e além-fronteiras. Realizou diversas formações na cidade de Paris e participou num curso de pintura com os mestres João Giga e Daniel Vieira. Além de professor de desenho e pintura, Cassiano Lima destaca-se como desenhador projetista no Instituto de Formação Profissional de Lisboa, Coordenador da Galeria de Artes de Vilamoura e Diretor da Galeria de Arte «Horta das Artes».

 

Por CM Silves