Das 15h00 às 19h00, o presidente da Câmara representa a Câmara Municipal de Albufeira na Conferência organizada pela Confederação do Turismo de Portugal subordinada ao tema “Turismo fator de coesão nacional”. O evento, que reúne os principais intervenientes do Turismo em Portugal, decorre no Hotel Nau Salgados Palace (Palácio de Congressos do Algarve), entre as 15h00 e as 19h00. Entretanto, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a autarquia irá distribuir flores e brindes aos turistas e residentes, no Mercado Municipal dos Caliços e na baixa da cidade, bem como nas praias da Oura e Olhos de Água.
No Dia Mundial do Turismo, a Organização Mundial de Turismo (OMT) decidiu apelar à comunidade internacional, governos e instituições financeiras a nível mundial, parceiros e investidores que se unam com vista ao desenvolvimento de uma nova estratégia de investimento para o Turismo. Refira-se que a OMT escolheu como tema das celebrações deste ano o “Turismo & Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.
O Município de Albufeira assinala a data dando destaque ao tema da OMT para 2023. No dia 27, José Carlos Rolo participa na Conferência nacional destinada a celebrar a efeméride, a decorrer pela primeira vez em Albufeira. À semelhança do que acontece todos os anos, os turistas e residentes serão brindados com flores e brindes, no Mercado Municipal dos Caliços e na baixa da cidade, a partir das 9h00, e nas praias da Oura e Olhos de Água, a partir das 10h00.
Este ano, a Confederação de Turismo de Portugal (CTP) decidiu eleger Albufeira para assinalar a data com a realização da Conferência “Turismo fator de coesão nacional”, a realizar no dia 27 de setembro (quarta-feira), entre as 15 e as 19h00, no Hotel Nau Salgados Palace (Palácio de Congressos do Algarve).
Na Conferência, que conta na Sessão de Abertura com as intervenções de Francisco Calheiros (presidente da CTP), José Carlos Rolo (presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e António Costa Silva (ministro da Economia e do Mar em representação do primeiro-ministro), irão ser abordados temas importantes para a atividade turística, “numa altura em que após a pandemia, ainda enfrentamos desafios como a guerra e as consequências económicas” refere o presidente da CTP.
Estão previstos dois painéis de debate: o primeiro é dedicado ao “Turismo e o Desenvolvimento Territorial” e conta com as intervenções de Miguel Campos Cruz (presidente da Infraestruturas de Portugal); Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal); André Gomes (presidente da Região de Turismo do Algarve) e António Brochado Correia (Territory Manager Partner da PWC Portugal) e o segundo ao “Algarve e o futuro do Turismo”, com a participação de Nuno Fazenda (secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços); Hélder Martins (presidente da AHETA); José Apolinário (presidente da CCDR Algarve); António Moura Portugal (diretor executivo da RENA) e Nuno Sepúlveda (presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe). O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa fará a Sessão de Encerramento.
José Carlos Rolo sente-se muito honrado pela CTP ter escolhido Albufeira para assinalar as Comemorações nacionais, reunindo na cidade os melhores especialistas e as principais entidades responsáveis pelo delineamento de políticas e estratégias para o setor do turismo. “A principal base da economia de Albufeira é o Turismo, e o concelho há muito que é uma referência nos principais mercados internacionais, mas há que estar atento, enfrentar os novos desafios e implementar as melhores estratégias para o desenvolvimento do setor; por isso estou expectante para ouvir os especialistas falarem sobre os principais dossiers, problemas e soluções para que o Turismo continue a ser uma atividade estratégica para o país e para a região”.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “o Município está consciente que o Turismo e a qualidade ambiental têm que andar de mão dadas, sendo que a autarquia aposta e investe fortemente nesta área como suporte do crescimento da base económica do concelho, contribui para a qualidade de vida da população e é um importante fator de atratividade turística”.