Comissão de Utentes da Via do Infante divulga comunicado com informações que irão decorrer durante o mês de julho.

"As portagens impostas pelo governo PSD/CDS e com o apoio do PS, há 3 anos e meio, continuam a arruinar o Algarve, as suas populações e os utentes.

Temos um verdadeiro estado de guerra na região com uma média de 23 acidentes por dia, ou seja, cerca de 700 acidentes por mês e 8.400 por ano, a maioria na EN 125, onde muitas famílias são destroçadas! Já são mais de 100 vítimas mortais, muitas centenas de feridos graves e milhares de outros feridos.

É um grande suplício circular na EN 125, pois não passa de uma rua urbana e a sua requalificação continua a marcar passo!

As portagens contribuíram para o agravamento da crise social e económica, com muitos milhares de desempregados a mais e centenas de falências de empresas. A economia e o turismo continuam a ser gravemente afetados!

A Via do Infante é uma PPP muito ruinosa, pois mesmo com a cobrança de portagens dá um prejuízo anual de 40 milhões de € e somos todos nós a pagar. E quem engorda são os proprietários da concessionária. O contrato tem cláusulas secretas o que é inadmissível e muito grave – em nome da transparência exige-se a sua divulgação pública!

A requalificação da EN 125 continua a marcar passo, o que contribui para agravar os índices de sinistralidade nesta via, que não passa de uma perigosa “rua urbana”, de novo rebatizada “estrada da morte”.

É chegada a hora dos responsáveis políticos mostrarem de que lado se encontram: a favor do Algarve pela suspensão das portagens, ou contra o Algarve mantendo as portagens!

Agora é o momento certo de intensificar a luta, próximo de eleições legislativas! Só resta ao Algarve continuar a lutar pela suspensão imediata das injustas e ruinosas portagens da Via do Infante!

 

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) irá promover mais um conjunto de ações nos próximos dias visando a suspensão das portagens:

- no dia 11 de julho, pelas 18.00 horas, frente ao Shopping da Guia, irá ocorrer uma ação a assinalar os acidentes mortais na EN 125, chamando a atenção dos responsáveis políticos para os perigos mortais que esta via representa.

- no dia 19 de julho a CUVI marcará presença na concentração e desfile de milhares de motards em Faro.

- brevemente será lançada por todo o Algarve uma forte campanha a apelar à desobediência ao voto nos partidos que apoiam as portagens no Algarve. Como se sabe, essas forças políticas são o PSD, o CDS e o PS e cada qual terá de assumir as suas responsabilidades perante o Algarve e as suas populações.

A Comissão de Utentes apela a todos os utentes e demais cidadãos que lutem pela suspensão imediata das portagens na A22 e pela requalificação total da EN 125! A luta é pelo Algarve e pelo país!

Para não morrer na EN 125! Por um Algarve Livre de Portagens na Via do Infante!"

 

Por CUVI