Nova identidade para os Vinhos do Algarve

No dia 27 de fevereiro de 2020, a Comissão Vitivinicola do Algarve apresentou uma nova identidade para os Vinhos do Algarve.

O objetivo do reposicionamento da CVA é, segundo a respetiva presidente, Sara Silva, colocar os vinhos do Algarve no mapa, destacando a qualidade da região.

 E enfatizando a diversidade – de vinhos, de produtores e de castas.
A apresentação da nova identidade da CVA aconteceu, em Lisboa, num evento que reuniu vinhos do Algarve de 20 produtores e três chefs – Rui Silvestre, que ganhou uma estrela Michelin para o Vistas; Noélia Jerónimo, do restaurante homónimo, em Cabanas de Tavira; e Bertílio Gomes, da Taberna Albricoque, em Lisboa.

 As propostas gastronómicas foram harmonizadas com vinhos selecionados pelo escanção Nuno Pires, do Vistas.
Este evento teve o apoio da Região de Turismo do Algarve e dos Municípios de Lagoa, Lagos, S. Brás de Alportel, Albufeira e Silves.
 
 
ESTRATÉGIA
 A Região Vitivinícola do Algarve registou nos últimos anos uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos. Constata-se, hoje, uma tendência de regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra-Mole e Crato-Branco (Síria), de Vinhas Velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno.
 
Para Sara Silva, presidente da CVA, «A focalização na qualidade será o caminho a seguir pela região uma vez que, dada a dimensão geográfica do Algarve, não será possível competir em escala. Por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional é deveras importante.»
 
No que concerne a estratégia de promoção, passa, não só, pela nova identidade e comunicação dos Vinhos do Algarve, com vista à projeção e reconhecimento da qualidade dos vinhos, mas também por ações dirigidas ao canal horeca. 

 Ainda que a Região do Algarve seja a que apresenta maior crescimento no canal horeca, existe um mercado regional bastante alargado com um enorme potencial a ser explorado pelos Vinhos do Algarve.
 
A estratégia de promoção envolve também ações dirigidas ao mercado do turismo (nacional e internacional), de grande relevo na região, em parceria com a Região do Turismo do Algarve, nomeadamente em feiras, postos de turismo e aeroporto de Faro.
 
Os Vinhos do Algarve são já reconhecidos como vinhos de grande qualidade.

A sua procura já é significativa quer ao nível da crescente procura por parte dos consumidores, na restauração e nas superfícies comerciais.

Sendo, por isso, relevante continuar a reforçar esta aposta.
É neste sentido que foi desenvolvida uma nova identidade para os vinhos da região.
 
«O posicionamento da marca, deve espelhar todo o esforço feito pelos produtores na aposta pela qualidade.

 A restauração e hotelaria do Algarve são parceiros incontornáveis dos Vinhos da região, que podem oferecer mais autenticidade com uma experiência gastronómica enriquecedora e única, aliando os excelentes vinhos da região à excelente gastronomia algarvia.» – Afirma ainda Sara Silva
 
NOVA IDENTIDADE
 
A nova identidade, desenvolvida pela empresa NUTS, é o resultado de um trabalho que visa reforçar, junto da restauração e do público final, a qualidade, diversidade e exclusividade dos Vinhos do Algarve.
 
O Algarve é uma região onde o sol e a serra se conjugam numa harmonia perfeita, onde residentes e turistas procuram experiências imersivas de sabores, momentos de lazer e de bem-estar.

Nos vinhos do algarve misturam-se culturas, técnicas e sensibilidades assim como castas nacionais e internacionais trabalhadas num terroir único, pela diversidade dos solos, o aroma do campo e o clima mediterrânico e atlântico.

O novo logotipo retrata assim os principais ícones e lifestyle do Algarve – sol, gastronomia, férias, património, tradições e praia.
 
Tudo isto coube numa garrafa de vinho e resultou na construção do novo logotipo, onde, para além dos ícones do Algarve, também as suas cores marcam presença com os azuis, os verdes e os amarelos.
 
 OS VINHOS DO ALGARVE EM NÚMEROS
 Fruto do esforço conjunto de todos os agentes do setor, constatou-se que o volume vínico introduzido no mercado, tem aumentado consistentemente ao longo dos últimos anos (cerca de 80% do volume declarado anualmente é comercializado como «Vinho Regional Algarve)». Por sua vez, a comercialização tem apresentado uma evolução bastante positiva e consistente, situando-se na última campanha 2018/2019 em mais de 1.300.000 garrafas.
As expedições/exportações de «Vinhos do Algarve» representaram cerca de 10% do volume total comercializado.

As expedições para o mercado Europeu continuam a dominar (48%), ainda que se destaque os volumes exportados para os EUA.
 
No que se refere aos hectares, verifica-se a existência de vários projetos de novas plantações, seja de produtores já inscritos na CVA ou de potenciais novos produtores (em 2019 foram pedidos cerca 150 hectares para novas plantações).
 
Regista-se ainda uma evolução importante no número de produtores, com um aumento de 15%, situando-se atualmente nos 45 produtores.

 

 

Os Vinhos do Algarve na Feira Férias Algarve – Porto


 Nos dias 14 e 15 de Fevereiro, a Comissão Vitivinícola do Algarve esteve presente na Feira Férias Algarve, organizada pela TopAtlântico no Porto, em colaboração com a Região de Turismo do Algarve, que para além de colocar o selo de qualidade e rigor de informação, ainda enriqueceu com demonstrações de gastronomia saudável e vinhos da região.

 Dois dias com muitas provas de Vinhos do Algarve, com momentos de prova dedicados aos vinhos brancos e rosés, à casta negra-mole e ao vinho licoroso.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) esteve presente, juntamente com um conjunto de parceiros da região, onde realizaram demonstrações e degustações de gastronomia e vinhos algarvios.

João Fernandes, presidente da RTA, afirma que «iniciativas como estas são bastante relevantes para reforçarmos a projeção turística da região, acima de tudo, porque nos permitem um contacto de proximidade com o público, para darmos a conhecer a diversidade turística do Algarve».

Acrescenta ainda que «somos certamente o destino de eleição graças às nossas belas praias, mas desafiamos a que este verão nos descubram também pela nossa maravilhosa gastronomia e vinhos, pela diversificada agenda de eventos, pelos nossos tesouros da natureza e pelas tradições e história secular de um território tão rico que se estende do litoral à serra».

 

 

 

Extensão da acreditação para o «Vinho Espumante IG Algarve»
 

A CVA irá avançar com o pedido de extensão da sua atual acreditação para o «Vinho Espumante IG Algarve». 

 O pedido formal de extensão para o Vinho Espumante IG Algarve será submetido ao Instituto Português de Acreditação durante o primeiro trimestre de 2020.

Será um passo significativo para a valorização da Região Vitivinícola do Algarve, que contará com uma maior diversidade de produtos vínicos certificados.

 

 

Prémios dos Vinhos do Algarve

No passado dia 4 de Fevereiro, na Alfândega do Porto, A «Revista de Vinhos» elegeu o Morgado do Quintão Branco Especial 18' e o Villa Alvor Domus Branco 18' como uns dos melhores vinhos Portugueses de 2019.
 
Já os Prémios Grandes Escolhas distinguiram os melhores vinhos de Portugal, no dia 14 de Fevereiro, cerimónia referente também ao ano de 2019, com o intuito de distinguir o que de melhor se faz no nosso País.

 O Herdade Barranco do Vale Aragonez Reserva '18 foi um vinhos dos premiados, entre mais de 4.000 vinhos avaliados.  

Por: Vinhos do Algarve