Teve lugar no passado dia 10 de setembro, no Cineteatro Louletano, a segunda edição do «Encontro Pré-Escolar, 1º Ciclo - Partilha de Práticas Pedagógicas», uma organização da Câmara Municipal de Loulé.

Este evento, certificado pelo Centro de Formação Litoral à Serra, contou com a participação de 160 educadores/as do Pré-Escolar, docentes do 1º Ciclo do ensino básico e representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas da rede pública de ensino de Loulé.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Educação e Juventude da Autarquia, Ana Machado, que destacou a importância do intercâmbio de ideias e de experiências inovadoras desenvolvidas por educadores/as, docentes, parceiros educativos nas escolas do concelho, para o sucesso educativo dos/as alunos/as.

A moderar o encontro esteve Andreia Lima Leal, psicóloga e diretora técnica da Associação Prime Skills, entidade parceira do Município.

Frederico Lopes, professor e investigador na Faculdade de Motricidade Humana nas áreas do brincar, mobilidade, espaço e participação das crianças, guiou os participantes numa reflexão sobre o tema “Escolas e Comunidades Amigas do Brincar”. A apresentação baseou-se no direito ao brincar e ao jogo, consagrado na convenção sobre os direitos da criança da Organização das Nações Unidas (ONU), realçando o papel e responsabilidade ética dos governos centrais, locais e comunidades.

Rita Rovisco, educadora de infância, com formação superior em Educação Artística e docente no ensino superior, apresentou o tema “A criatividade na Educação – a Educação na Criatividade”, apelando à reflexão sobre modelos pedagógicos que promovam às crianças o tempo, o espaço e liberdade para o seu desenvolvimento através da experiência, experimentação, do brincar, da estimulação da curiosidade.

Na partilha de práticas pedagógicas, este Encontro contou com a presença de Ivone Machado e Vera Daniel, educadoras da Casa da Primeira Infância, uma instituição situada em Loulé que desenvolve o seu trabalho há 79 anos e conta com uma vasta experiência em prol da educação e da infância. Sob o tema "Um olhar... Infinitas possibilidades", foi possível partilhar o trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver no ensino Pré-Escolar.

Maria do Céu Velez, educadora de infância e coordenadora do Jardim de Infância das Escanchinas do Agrupamento de Escolas de Almancil, partilhou a boa prática sob o tema “O LUGAR onde BRINCAR é o caminho para aprender”. Um modelo pedagógico que privilegia a participação ativa/participativa das crianças, o educador mediador, o brincar e ser ativo.

Durante a sessão foi ainda apresentada uma mostra das atividades desenvolvidas pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal de Loulé e, no período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar in loco as atividades propostas pelos diferentes serviços, nomeadamente os Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, o Museu Municipal e Polo Museológico da Cozinha Tradicional, Polo Museológico Frutos Secos, e as ações “Introdução à arte da Empreita”, “Venha Descobrir a Sua Cidade”, “À Descoberta de Loulé”, atividades do Serviço de Proteção Civil nas Escolas, “Observação das Aves no Parque Natural da Ria Formosa”, “Mãos de Barro” e “Pensar Fora da Caixa”.

No decorrer das comunicações esteve em palco Dina Palma Dias, artística plástica, para desenvolver e criar uma pintura interativa em tela, inspirada nas palavras, sentimentos, emoções e partilhas de todos/as os/as presentes no Encontro.