As gerações que ainda dela se lembram, contam que, na feira existia um enorme número de divertimentos, vendedores dos mais diversos produtos, bem como muita chuva e algumas inundações.
Hoje saudosos dos “carrinhos de choque”, do Circo ou das “barraquinhas de tiros”, que de momento são difíceis de reproduzir, face às outras feiras regionais que engradeceram e a afirmaram o seu lugar, importa lembrar não só as memórias mais recentes, mas assinalar a data de uma das maiores feiras do Algarve, de Gado e de artigos tradicionais do início do séc.XX.
A Feira que em 1915 aparece espelhada em fotos da época com uma pujança de visitantes, artesãos, carroças, produtos para a casa, comidas e bebidas e muito gado e que chegou nos anos 40, a possuir prémios avultados para os Feirantes que primeiro chegassem à mesma, bem como jornal sonoro e quermesse, é apenas uma memória longínqua e imaterial.
Ciente de que o legado da Feira constitui herança imaterial de Ferragudo e do Concelho, decidiu a junta voltar a assinalar a data, desta vez através de um concurso de fotografia popular, onde cada um pode concorrer com cópia das lembranças fotográficas da “sua feira”.
O regulamento pode ser consultado em : https://www.f-ferragudo.pt/pdf/REG_FOTOS_FEIRA_2024.pdf
F Ferragudo