O «Concurso Euroscola» visa selecionar a nível nacional as escolas que irão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Cada escola do Ensino Secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo, em Portugal Continental e Regiões Autónomas, candidata-se, com dois alunos/as do 10.º ou 11.º ano, apresentando um trabalho escrito com uma abordagem do tema anual em discussão e apresentando-o oralmente.
Este ano, o tema a concurso é «Desafios digitais: fintech, criptomoedas e segurança para os jovens».
A digitalização transformou o modo como usamos e entendemos o dinheiro. Os jovens europeus enfrentam novas oportunidades (fintech, criptomoedas, economia digital), mas também riscos crescentes (fraudes, desinformação, exclusão tecnológica). Um debate neste âmbito promove a literacia financeira adaptada ao futuro digital da União Europeia, onde a segurança e a confiança são essenciais.
O IPDJ é a entidade organizadora do Euroscola em Portugal, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e as Direções Regionais de Juventude das Regiões Autónomas, com a colaboração da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira.
IPDJ




