«Judeus de Loulé no contexto da presença judaica no Algarve medieval» é o título da conferência apresentada por José Tavim, no âmbito do ciclo «LOULÉ na linha do tempo».
Esta iniciativa acontece no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, no próximo dia 16 de novembro, sábado, pelas 15h00.
Esta apresentação debruça-se sobre a presença dos judeus do reino do Algarve até à expulsão geral de dezembro de 1492, com ênfase na documentação relativa a Silves e Loulé.
O destaque sobre aquela documentação prende-se ao facto de, para ambas as comunidades, haver informação fundamental ou mesmo única sobre a vida dos judeus medievais, no contexto da escassez das fontes produzidas por eles mesmos ou acerca deles. Na sua raridade oferecem-nos pistas preciosas sobre o quotidiano das suas comunidades, a sua vivência económica, social e cultural, e marcas concretas da sua identidade linguística como produtores da diferença.
José Alberto R. Silva Tavim é investigador do quadro do Centro de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Chair do seminário “Os judeus em Portugal e na Diáspora”, na mesma instituição. Publicou 5 livros sobre o tema, e em revistas internacionais. É editor e membro fundador da revista Hamsa, Journal of Judaic and Islamic Studies.