Promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., decorreu, no passado dia 24 de julho, o Conselho de Inovação Regional do Algarve (CIRA), com o objetivo de fazer o balanço anual da implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI ALGARVE 2030).
Este fórum, que reuniu 60 participantes em representação de entidades de relevo do ecossistema de inovação, decorreu na mesma semana em que foi assinalado um progresso da região no Índice Regional de Inovação da União Europeia, no qual o Algarve passou a integrar o grupo de «inovadores moderados», ou seja, que apresentam um índice de inovação entre 70 % e 100 % da média da EU.
 
A abertura, pelo Presidente do Conselho Diretivo da CCDR ALGARVE, José Apolinário, enquadrou a evolução registada no desenvolvimento da região, focando com particular atenção o sistema científico e tecnológico e destacando os principais projetos e infraestruturas de inovação promovidos com financiamentos europeus geridos no quadro do Programa Regional ALGARVE 2030.
 
A análise do estado atual da execução e reprogramação do Programa Regional ALGARVE 2030, foi efetuada por Aquiles Marreiros, Vogal Executivo da respetiva Comissão Executiva, tendo igualmente apresentado as propostas de novas linhas de financiamento para a capacidade produtiva regional de novos equipamentos e tecnologia de duplo uso, em particular na área da economia do mar.
 
A implementação da EREI ALGARVE 2030 no período 2024-25 foi o tema do primeiro painel, onde se abordou e reportou a sua Governação: das Plataformas de Inovação e Colaboração (PIC) a outras ações relevantes no terreno. Promoveu-se ainda um espaço de discussão e partilha entre os membros do CIRA de outras ações regionais com reflexo na estratégia.
 
Num segundo painel foram apresentados casos práticos de descoberta empreendedora no Algarve, em particular o desenvolvimento de Comunidades de Inovação pelo Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) , as ações da Algarve Evolution no campo tecnológico, nomeadamente o Algarve Tech Hub Summit, e o projeto vencedor do concurso “Ideias em Caixa 2025”, de autoria da empresa AuroraMed.
 
Foi consensual a constatação do relevante trabalho que tem sido feito por todos os atores - universidade, associações, empresas, administração pública – e a importância de assegurar a continuidade e reforço da rede que assegura a implementação da EREI ALGARVE 2030, com o compromisso de incrementar os resultados a alcançar em 2025-26 no aprofundamento do ecossistema de inovação regional, prosseguindo o trabalho em curso dinamizado pela Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR ALGARVE.
 
 
 
Por: CCDR