Encontra-se em incompreensível situação de abandono e degradação a antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos, classificada como Núcleo Ferroviário de Lagos do Museu Nacional Ferroviário.
Esta antiga cocheira de locomotivas, com a plataforma rotativa para manobra e inversão de marcha das locomotivas, foi construída na década de 20 do século passado e é considerada a única do seu género existente no País.  Albergava no seu interior em 2020, como acervo museológico, uma carruagem da direcção dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste de 1912, um salão pagador de 1929, duas locomotivas a vapor inglesas de 1889 e 1890, alguns quadriciclos, uma dresine e ferramentas e utensílios.
 
Como Núcleo Museológico, a cocheira de locomotivas de Lagos só esteve aberta ao público duas vezes por semana em 2007. Esta importante peça do património nacional e da memória histórica dos Caminhos de Ferro, assim como de Lagos e do Algarve, encontra-se desde então em total abandono e a caminho da completa degradação.
 
Acontece que no dia 30 de Julho de 2022, foi assinado solenemente em cerimónia integrada nas comemorações do Centenário da chegada do comboio a Lagos em sessão pública no Centro Cultural de Lagos um protocolo entre o Município de Lagos e o Conselho de Administração da Fundação Nacional Museu Ferroviário. 
O referido protocolo determina na Cláusula 5ª no Ponto 2 alínea (A) ´´ Proceder à requalificação da antiga cocheira e espaço envolvente, dotado o Núcleo Museológico das condições necessárias à sua abertura ao público´´. 
E na alínea (B) ´´ Assegurar, por sua conta, a abertura do espaço museológico, bem como a vigilância, limpeza e conservação do Núcleo e do seu espólio´´. 
 
Com a assinatura deste protocolo e com as declarações proferidas nessa altura a população de Lagos ficou com a ideia que seria desta que antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos, seria reabilitada e posta a funcionar como núcleo Museológico do Museu Ferroviário. 
Acontece que passados mais de 2 anos que continua o abandono e degradação da antiga cocheira de locomotivas do Terminal Ferroviário de Lagos, sem que seja do conhecimento público o motivo pelo qual não foi dado cumprimento ao protocolo assinado com pompa e circunstância os Eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Lagos reunida a 2 de Dezembro de 2024 delibere: 
 
 1- Solicitar à Câmara Municipal de Lagos a elaboração de um relatório pormenorizado das diligências efectuadas para dar cumprimento aos estipulado no protocolo acima referido, e o ponto da situação actual em relação a financiamento e ao início da intervenção. 
 
 
Os Eleitos da CDU
(José Manuel Freire e Ana Paula Viana)