Esta etapa, segundo os especialistas, a par da chegada ao Malhão é uma das mais importantes da prova.
Também na 2ª etapa que se disputa no dia 19 entre Lagoa e Monchique, os ciclistas entram no concelho em direção a Vila do Bispo (Rua Ribeira do Poço) seguindo depois para Aljezur.
Assim o pelotão com alguns dos melhores ciclistas da atualidade passarão pelas estradas de Vila do Bispo neste evento desportivo que atrai muitos espectadores às estradas do município dada a rara beleza que o mesmo proporciona quer pelo cenário do percurso quer pelos movimentos da prestação de ciclistas participantes no evento.
O pelotão da 41.ª Volta ao Algarve terá 22 equipas, oito das quais do WorldTour, a primeira divisão mundial: Astana, Cannondale-Garmin, Ettix-QuickStep, Katusha, Lotto NL-Jumbo, Lotto Soudal, Movistar e Sky.
Estarão presentes cinco equipas de categoria continental profissional: Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, RusVelo, Team Roompot e Wanty-Groupe Gobert. Também já garantiram a presença na prova as seis equipas continentais portuguesas, assim como a continental dos Estados Unidos da América Optum p/b Kelly Benefit Strategies.
O pelotão completa-se com mais duas equipas continentais, a polaca ActiveJet e a basca Murias Taldea. Os polacos, que têm entre os staff técnico o antigo profissional da Sicasal Dariusz Bigos, vão alinhar com o vice-campeão da Polónia de fundo, Pawel Franczak, com o vencedor da Volta à China, Kamil Gradek, e ainda com os compatriotas Lukasz Bodnar, Michal Podlaski, Pawel Brylowski, Arkadiusz Owsian e Pawel Bernas, além do espanhol Mario González.
Também o consagrado vencedor da 40ª Volta ao Algarve em Bicicleta e vencedor da prova de contrarrelógio de Vila do Bispo 2014, Michal Kwiatkowski, e atual campeão do mundo de estrada integra a lista dos participantes na 41ª Volta ao Algarve em Bicicleta 2015.
A Volta ao Algarve em Bicicleta, iniciativa que decorre de 18 a 22 de fevereiro, é uma das corridas mais prestigiadas que se realiza em Portugal, onde participa o melhor elenco de corredores internacional de todas as corridas portuguesas. A prova está inserida no Programa Cyclin’Portugal, que tem como principal objetiva a promoção do sul de Portugal como destino para a prática de ciclismo desde a competição até ao turismo ciclável.
Assim o evento ao qual a Câmara Municipal de Vila do Bispo se associa constitui mais uma iniciativa na oferta de animação e promoção turística do concelho dada a visibilidade que o evento assume através da cobertura televisiva nacional e internacional.
Por: CM Vila do Bispo