Agosto acabou e para muitas famílias a entrada em setembro é sinónimo de fim de férias e regresso às aulas. E é também chegada a altura de fazer contas à vida, após os gastos excessivos dos últimos tempos. O objetivo é controlar as finanças e equilibrar o orçamento, evitando dívidas inesperadas avultadas, nomeadamente com o uso do cartão de crédito. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
As nossas férias terminaram! Foi uma quinzena de viagens no estrangeiro, muito agradável, mas também muito dispendiosa. O que nos aconselha a Deco neste regresso à rotina? Como podemos equilibrar o orçamento familiar?
As férias são, muitas vezes, sinónimo de gastos extra, situação que não é apenas vossa, mas comum a muitas famílias e que, frequentemente, se agrava com as despesas do regresso às aulas dos filhos.
O equilíbrio das finanças pessoais neste período pode ficar abalado e, desde já, alertamos-te para o perigo da solução mais adotada pelas famílias: o recurso aos cartões de crédito.
Ora, fazer uso desse cartão para suportar o “buraco” que as despesas extra criaram pode ser o início de uma rutura financeira. Não te esqueças de que estás a juntar juros às despesas correntes, logo estarás a acumular dívida.
Se for este o teu caso, não deixes arrastar a situação e procura evitar ou até livrar-te das dívidas. Agir rapidamente é o caminho seguro.
Na verdade, esta poderá ser uma oportunidade para uma mudança na vossa vida financeira, aproveitando para te organizares. O tempo pode jogar a teu favor se aproveitares essas oportunidades e se tiveres uma atuação positiva e focada em soluções concretizáveis.
Aqui te deixamos cinco dicas que te podem ajudar a tornar esse caminho mais fácil:
- Façam um ‘check-up’ financeiro para perceber a situação em que se encontram. Conhecer o ponto de partida é fundamental para definir os passos a dar;
- Definam objetivos a alcançar, quantificados e o tempo necessário para os atingir;
- Tracem uma estratégia que vos permita alcançar os objetivos definidos e elaborem um plano financeiro de ação;
- Façam um orçamento, identificando onde se gasta o dinheiro. Muitos pequenos e aparentemente “insignificantes” gastos podem fazer a diferença no orçamento e nem nos apercebemos deles;
- Mobiliza a tua família para a mudança de hábitos. Promovam soluções criativas para reduzir gastos e aumentar o rendimento familiar.
Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 38 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Deco
Idealista News