A Câmara de Albufeira lançou ontem, dia 1 de junho, uma campanha para promover a segurança sanitária do destino turístico e que permite aos turistas realizar testes PCR de deteção à covid-19 antes do regresso aos países de origem.

A campanha, denominada “Albufeira Safe” foi lançada por ocasião do arranque da época balnear e inclui também uma parte publicitária que conta com a participação de dois cantores, o português Nelson Rosado e a britânica Bonnie Tyler, como “embaixadores” do concelho, segundo o autarca José Carlos Rolo.

Em declarações ao nosso jornal, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, explicou que "esta iniciativa faz parte de uma promoção turística e do destino de Albufeira, uma vez que precisamos trazer turistas para os nossos Hotéis e para as praias, dentro do limite permitido, claro. O objetivo é que o verão seja ainda melhor que o ano passado".

José Carlos Rolo contou ainda que "iniciamos há cerca de um mês uma testagem massiva [realizada no parque de estacionamento junto aos Paços do Concelho] nos residentes de Albufeira, em testes antigénio gratuitos, que posteriormente têm sido também utilizados pelos turistas que regressam ao Reino Unido, que são obrigados a apresentar um teste negativo".

O autarca considerou que este serviço, que já está a ser disponibilizado aos turistas, “tem sido extremamente útil”, como demonstram as “200 a 700 pessoas por dia” testadas no local.

O responsável pela câmara algarvia precisou que esta resposta está a ser dada no âmbito de “uma parceria feita com o ABC [Algarve Biomedical Center] com o objetivo de testar a população de Albufeira, através de testes rápidos, testes antigénio”, e que detetou depois a “necessidade e a procura de turistas para a testagem PCR”.

José Carlos Rolo frisou ainda que a pandemia de covid-19 está a deixar os países “numa fase de encruzilhada” e é preciso “mostrar que há segurança sanitária, além da segurança pública”.

“Daí nasceu esta ideia de fazermos uma campanha a nível nacional e internacional, utilizando para o efeito o trabalho de um embaixador nacional, que é o Nelson Rosado, dos Anjos, e a nível internacional a Bonnie Tyler, que reside em Albufeira boa parte do ano e há muitos anos foi das primeiras, talvez, da elite britânica que rumou a Albufeira”, concluiu.

O interpréte português Nelson Rosado demonstrou, em entrevista ao nosso jornal, o “orgulho de participar nesta campanha, uma vez que tenho familiares no Algarve e o meu pai é de Aljezur”.

O cantor que faz parte da banda ‘Anjos’, ao lado do seu irmão Sérgio Rosado, salientou ainda que “quando recebemos este convite de participar numa campanha que visa promover o setor do turismo, numa região que muito nos diz, é otimo. Temos de perceber que o turismo e a cultura andam de braço dado. Aquilo que mais desejo é que estas e outras campanhas tenham sucesso”.

“Esta campanha e esta aplicação transmitem segurança e toda a informação necessária para que as pessoas consigam vir totalmente descansadas”, reforçou Nelson Rosado, que se mostra ansioso por voltar aos concertos e à "velha normalidade".

Em jeito de mensagem final, acrescentou: “Não tenham medo nenhum de vir e se tiverem dúvidas, pesquisem”.

Por: Filipe Vilhena / Lusa