A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, contra a covid-19 vai ser administrada em Portugal apenas às pessoas com mais de 50 anos, disse hoje o secretário de Estado da Saúde nas Caldas da Rainha.

"A vacina da Janssen estará indicada e recomendada acima dos 50 anos de idade", disse Lacerda Sales, que falava à margem de uma visita ao hospital de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste

"A vacina vai começar a ser agora aplicada" e será hoje publicada uma norma com estas indicações, indicou.

No dia 20, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da Janssen, na sequência de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos EUA.

Um dia depois, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse não haver qualquer restrição à utilização da vacina da Janssen em Portugal, uma vez que o plano de vacinação está atualmente focado nos mais de 70 anos.

Marta Temido disse na altura que as autoridades nacionais vão seguir as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos e que aguardavam a análise da comissão técnica de vacinação.