Debate com Ministro do Ambiente – Algarve abandonado há décadas.

O deputado questionou o Ministro do Ambiente, também responsável pela área dos transportes, em audição que teve lugar na comissão de Economia da Assembleia da República, sobre os transportes públicos no Algarve.

Na ocasião, o parlamentar algarvio assumiu que “os transportes públicos estão abandonados à décadas no Algarve: mau serviço, escassa qualidade, coordenação inexistente, horários desajustados, composição e máquinas obsoletas. Não é um problema deste Governo. Tem sido de todos. E é mais grave quão mais significativo tem sido o crescimento populacional e do turismo, o que tem degradado o serviço público de transportes na região.”

A título de exemplo, o deputado diz que nada muda, ilustrando com o modo ferroviário em que “já foi abandonado por este Governo a ligação ao Aeroporto, a eletrificação não se sabe o que se vai fazer e a ligação ferroviária entre lagos e Vila Real de Santo António demora 3h 58 minutos. Sem investimento e uma visão integrada, as Câmaras Municipais são incapazes de lidar com a matéria de forma integrada. A mobilidade é um dos problemas mais graves da região.”

Cristóvão Norte diz que palavras há muitas e atos poucos, referindo como imprescindível uma autoridade regional de transportes, sob pena de não se articular nada e os serviços se ressentirem.

O Ministro respondeu que a matéria estava a ser analisada e que contava com as autarquias para construírem o modelo, assinalando também que os investimentos dependiam doutro ministério.

Veja aqui a intervenção. 

 

Por PSD Parlamento