Realiza-se nos próximos dias 1 e 2 de abril, o primeiro curso de Picture Exchange Communication System no Algarve (Hotel D. Pedro - Vilamoura).

O que é o PECS?

O PECS é usado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado.

O PECS é uma ferramenta comunicativa para todas as pessoas que têm limitações ao nível da comunicação – quer para as que não falam de todo, quer para as que conseguem articular algumas palavras mas são pouco compreensíveis ou insuficientes para as necessidades do dia a dia. Pode também ser muito útil para expandir o vocabulário e aumentar a complexidade da construção frásica.

Quem pode beneficiar com o PECS?

Apesar de o PECS ter sido desenvolvido inicialmente para crianças com autismo, tem demonstrado sucesso noutras perturbações que apresentam perturbações da comunicação, nomeadamente: Trissomia 21, Paralisia Cerebral, Cri-du-Chat, dispraxia e traumatismos cranianos, entre outras. É adequado para todas as faixas etárias e não se limita a um diagnóstico específico.

Como funciona o PECS?

A troca de imagens revela-se uma forma muito simples de aprender a comunicar e é facilmente entendida por todos os interlocutores (pela universalidade do conteúdo das imagens) não exigindo uma audiência treinada.

O treino em PECS começa por ensinar a fazer pedidos espontâneos e progride para o ensino de funções comunicativas adicionais tais como responder a questões e fazer comentários. Prova do benefício adicional para as crianças em idade pré-escolar com Autismo e outras Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) é a elevada proporção que adquire a fala.

A primeira fase consiste na entrega de uma imagem isolada com a função de fazer um pedido, podendo progredir, mais tarde, para estruturas frásicas complexas.

Formação em PECS e Destinatários

O treino básico em PECS consiste num workshop de 2 dias, com a duração de 13 horas, e é ministrado, em português, pela diretora clínica da Pyramid em Portugal, Dr.ª Carla Martins. 

Os formandos terão oportunidade de aprender a fundamentação teórica por trás do desenvolvimento do protocolo, visualizar muitos vídeos exemplificativos e praticar em grupo as competências adquiridas com imediato feedback corretivo. `

Os destinatários desta formação são os familiares de pessoas com perturbações da comunicação (com ausência total de discurso oral ou com problemas graves de articulação e utilização funcional da comunicação) e profissionais interessados na temática das mais diversas áreas, nomeadamente: Terapeutas da Fala, Educadores de Infância, Professores de Educação Especial, Professores do ensino regular e Terapeutas Ocupacionais.

No final do workshop os formandos ficarão capazes de implementar o PECS com indivíduos com Autismo e outras PEA e/ou limitadas competências comunicativas.

 

Por: Pecs Portugal