«...de Mestre» Exposição de Ana Paula Aleixo + Alunos do Ensino Básico das escolas do Agrupamento ESPAMOL
O Município de Lagoa deixa aqui o convite à Exposição e Conversa Refresca: "...de Mestre"
Exposição de Ana Paula Aleixo + Alunos do Ensino Básico das Escolas do Agrupamento ESPAMOL (Lagoa, Carvoeiro e Porches)
Local: Escola de Artes de Lagoa - Mestre Fernando Rodrigues
Galeria Municipal Manuela Vale
Patente de 26 de junho a 1 de julho
O projeto L.A.M.A (Laboratório de Mão e Artes) visa resgatar a história cultural do concelho de Lagoa por meio das artes cerâmicas. Na cidade de Lagoa, artesãos locais mantiveram a tradição de fabricar manualmente e pintar à mão potes de barro vermelho, preservando uma prática iniciada décadas antes. No entanto, a indústria cerâmica enfrentou um declínio, resultando na presença de apenas dois oleiros na Lagoa nos anos 60. Para preservar essa tradição, Patrick Swift e Lima de Freitas uniram forças em 1968 para criar a Olaria Algarve, marcando uma nova era para a cerâmica local.
O L.A.M.A (Laboratório de Mão e Artes) deseja revisitar e celebrar essa herança, reconectando-se com a rica tradição cerâmica da região e explorando formas de revitalizar essa expressão artística singular. O projeto teve várias fases: workshops nas escolas para apresentar a história e envolver os alunos, encontros de ceramistas do Concelho com artistas plásticos e visuais e designers nacionais e internacionais para promover novas visões e dar frescura às tradições.
Programa:
Exposição: 26 de junho a 1 de julho
17h Abertura: 26 de junho (quarta-feira)
Título: "...de Mestre"
Exposição de: Ana Paula Aleixo + Alunos do Ensino Básico das escolas do Agrupamento ESPAMOL (Lagoa, Carvoeiro e Porches)
Local: Escola de Artes de Lagoa
17h30m Conversa Refresca
Participantes: Ana Martins (Vereadora da Cultura do Município de Lagoa) e convidados/as
Moderação: Nelson Guerreiro (BÓIA AC)
Um projeto da BÓIA - Associação Cultural com o apoio do Município de Lagoa e em parceria com o Agrupamento de Escolas ESPAMOL e com a Escola de Artes de Lagoa.
A entrada é livre.
Por: CM Lagoa