«Rótulo Ecológico Europeu é o caminho mais seguro para a compra sustentável e evitar o greenwashing?»

A DECO INFORMA…

O Rótulo Ecológico Europeu (REUE) é um certificado da União Europeia que garante que o produto ou serviço tem um elevado desempenho ambiental, devido aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo.

Este rótulo foi concebido para facilitar as opções de compra dos consumidores que ambicionam escolhas mais verdes e sustentáveis.

Mais de 90.000 produtos e serviços, distribuídos em 24 categorias diferentes, exibem este rótulo. Podemos encontrar o REUE numa miríade de artigos, desde roupas de bebé a produtos de limpeza, a TV, tintas, champôs, pisos de madeira, papel para impressão até empreendimentos turísticos.

Qualquer empresa europeia pode colocar o REUE no seu produto ou serviço?

Não. Os produtos e serviços devem atender a uma lista rigorosa de critérios ambientais e de saúde, verificados por entidades competentes, para poder exibir o logotipo do REUE. A escolha dos consumidores é, pois, mais responsável, segura e consciente, contrariando as alegações ambientais falsas – Greenwashing – que a DECO tem denunciado.

Qual é a importância do REUE para os consumidores?

Atualmente, a União Europeia tem dados que comprovam que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacte ambiental das suas escolhas de consumo e procuram formas para o reduzir ou minimizar.  Na verdade, 8 em cada 10 consumidores conhecem e confiam no Rótulo Ecológico da EU, acreditando que se trata de uma identificação fácil dos produtos e serviços “mais amigos do ambiente”, logo determinantes para a sua escolha de compra.

Mudar os nossos hábitos de consumo é muito importante face à crise climática que se vive! Prefira produtos e serviços com REUE e exija mais às empresas que querem ser sustentáveis.

 

Às empresas, a DECO exige:  não se pintem de verde!  Adiram ao Rótulo Ecológico e contem as coisas como elas são!