Na audição da Ministra da Cultura na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, sobre o Orçamento de Estado para 2025, a deputada do PSD pelo Círculo Eleitoral do Algarve, Alexandra Evangelista, destacou a necessidade de o governo ter uma visão equilibrada na gestão, proteção e valorização do património cultural do Algarve.
Nesse sentido, sugeriu uma maior aproximação entre a Fortaleza de Sagres e o Mosteiro dos Jerónimos, os dois monumentos mais visitados em Portugal e ambos da época dos descobrimentos, promovendo sinergias que possam valorizar estes dois monumentos históricos.
A deputada Alexandra Evangelista salientou ainda a urgência na preservação da Capela de Nossa Senhora da Guadalupe, na Vila do Bispo, um dos mais importantes monumentos históricos do Algarve, que permanece fechada devido à inação do governo anterior. Nesse sentido, defendeu uma maior celeridade na execução dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, essenciais para garantir a dignidade e a preservação deste património, enquanto instrumento de combate à sazonalidade e ativo essencial a um turismo mais sustentável.
 
 
PSD Algarve