Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Faro estão preocupados com inação do Governo na concretização do Plano de Eficiência Hídrica, apresentado há dois anos.

Atualmente a região é uma das mais afetadas pela seca que assola Portugal e o Executivo continua a esquecer o sul do país que, em breve, pode começar a sofrer com a escassez de água.

“No Algarve há muito tempo que esperamos que o Governo exista. Por exemplo, o Plano de Eficiência Hídrica apresentado em julho de 2020 previa, no curto e médio prazo, um investimento de 228 milhões de euros e foi apregoado e anunciado como se fosse um plano milagroso. O problema é que feito o plano, não se sabe o que tem sido executado. Corremos o perigo de, já no próximo verão, não haver água em muitas torneiras do Algarve, mas continuamos sem saber o que está a ser feito”, refere o deputado Rui Cristina.

Este tem sido o Governo dos anúncios, mas onde falta a concretização e a Central de Dessalinização agora apresentada pode ser mais uma manobra de distração a que os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos vão estar particularmente atentos, uma vez que continua sem ser divulgado o calendário de execução da obra, bem como o estudo de impacte ambiental e o caderno de encargos.

O desenvolvimento do Algarve não pode continuar refém de um Executivo que há muito não conhece as reais necessidades da região e que se prepara para dificultar ainda mais o acesso a fundos comunitários.

“Os planos de ordenamento do território que estão sob alçada do Governo estão desatualizados, alguns têm mais de 20 anos, como é o caso do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Burgau-Vilamoura. Que política ambiental é esta em que o governo tem os seus próprios planos em atraso e depois penaliza os municípios, impedindo-os de aceder a fundos comunitários porque não procedeu à sua revisão?”, acrescenta Luís Gomes.

O Algarve merece mais e melhor por parte do Governo que nos últimos anos tem deixado a região praticamente ao abandono. É urgente que sejam executadas as medidas anunciadas sob pena de o distrito de Faro vir a enfrentar uma crise ambiental, social e económica sem precedentes.

 

Por: PSD