Os parlamentares assinalam que “ os algarvios receberam com perplexidade o aumento das portagens(…) sobretudo quando as forças políticas que elegeram deputados pela Região, comprometeram-se a reduzir ou abolir as mesmas”, salientado que dos partidos que apoiaram a solução governativa actual dois prometeram a abolição e um – o PS – comprometeu-se a realizar uma redução na ordem dos 50 %, sendo que de imediato tal redução não seria menor que 30%, o que ainda não aconteceu. Ora, não só isso não aconteceu, como aconteceu o contrário”.
Relembram, os mesmos deputados no requerimento apresentado, que “ o aumento que se conhece contrasta de forma flagrante e irreconciliável com o proposto aos algarvios”, assinalando que “ após uma renegociação da PPP concluída com êxito, em Agosto de 2015, não há razões para não fazer reflectir essas poupanças no bolso dos utilizadores e, desse modo, optimizar a via e recuperar melhores condições de mobilidade no Algarve”.
Os deputados questionam o Governo sobre se vai proceder, e se sim quando, à revisão das taxas de portagens praticadas e se assume o compromisso de proceder a uma alteração do metódo de pagamento de modo a atenuar os estrangulamentos verificados no acesso por Espanha.
Por PSD Parlamento