Destacado pelo trabalho realizado ao nível do rastreio/triagem teledermatológica, Larguito Claro foi considerado o médico que mais expandiu o seu serviço no âmbito da telemedicina, tendo simultaneamente garantido uma maior proximidade entre o serviço hospitalar e os cuidados de saúde primários através de teleconsultas em tempo real, número que aumentou progressivamente de 562 para 1358 consultas.
Promovido no âmbito das iniciativas de dinamização da implementação da telemedicina no SNS, o prémio foi entregue no passado dia 30 de junho, em Lisboa, durante o evento internacional «eHealth Summer Week» por Henrique Martins e Artur Trindade Mimoso, do Conselho de Administração da SPMS, e Ricardo Mestre, da ACSS. O galardão foi entregue a Ana Pires, secretária do serviço de Dermatologia, que esteve na referida cerimónia em representação do médico Larguito Claro.
De acordo com o médico e diretor do serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, “destacámo-nos precisamente por termos apostado desde há vários anos e por continuarmos ainda a investir na telemedicina. Apesar dos constrangimentos, este é o fruto do nosso trabalho diário e da nossa experiência, pois conseguimos que 77% dos pedidos da Consulta a Tempo e Horas tenham sido realizados por rastreio teledermatológico”. “Outro facto muito importante a destacar neste processo que envolve as consultas à distância foi a diminuição marcada nas listas de espera”, explica Larguito Claro.
Por: CHAlgarve