Detido em Albufeira suspeito de burlas com esquema «olá mãe, olá pai»
As autoridades detiveram em Albufeira um homem indiciado por associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, que causou prejuízos de centenas de milhares de euros com o esquema conhecido como «olá mãe, olá pai», anunciou ontem a Polícia Judiciária (PJ).
O homem, de 42 anos, detido ao abrigo de um mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria, é suspeito de ter causado “prejuízo patrimonial estimado em várias centenas de milhares de euros” a um número de pessoas que pode chegar às centenas, precisou a PJ em comunicado.
“A detenção ocorreu na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática, e que terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas”, adiantou a PJ.
As autoridades apreenderam também dispositivos eletrónicos ‘wallets’ (carteiras, numa tradução direta do inglês) onde são guardados criptomoedas, assim como objetos de luxo “com valor de mercado muito elevado”, destacou também a polícia criminal.
Os investigadores reuniram indícios de que o detido “vivia exclusivamente desta atividade ilícita”, salientou a PJ.
O detido vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e conhecer as eventuais medidas de coação aplicadas, concluiu.
Lusa