A Câmara Municipal de Silves assinala o «Dia da Floresta Autóctone» com uma ação de sensibilização e de voluntariado, que terá lugar no próximo dia 23 de novembro, num dos afluentes da Ribeira de Odelouca, localizado junto da Quinta Pedagógica de Silves.

A ação decorrerá entre as 9h30 e as 17h00, estando previstos dois momentos distintos: um primeiro momento de formação e valorização dos recursos hídricos, que se centrará na valorização da ribeira e na remoção de espécies invasoras/plantação de espécies autóctones, contará com a dinamização de Francisco Keil do Amaral (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas IP), Marques Afonso e Paula Vaz (Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve), Jorge Ponciano, Sandra Ribeiro, Pedro Coelho e João Luís (Câmara Municipal de Silves).

Num segundo momento, mais virado para a sensibilização e monitorização da qualidade da água, serão abordados temas como a conservação e sustentabilidade de ecossistemas de água doce. Marisa Viriato (Águas do Algarve S.A.), Paula Vaz (Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve), Jorge Ponciano e Sandra Ribeiro (Câmara Municipal de Silves) dinamizarão esta parte da ação.

Este é o início de um projeto de voluntariado ambiental, que ligará a autarquia a todas as instituições representadas nesta formação, ação essa que permitirá efetuar a monitorização, ao longo de todo o ano, deste curso de água.

Qualquer pessoa poderá participar, mediante a realização de inscrição prévia para o email educacao@cm-silves.pt.

 

Por CM Silves