Albufeira vai comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com uma programação especial.

De 30 de novembro a 3 de dezembro, o Município preparou uma série de atividades dinâmicas e inclusivas, com oficinas criativas, workshops, brincadeiras e jogos tradicionais, bem como, experiências que promovem o contacto entre gerações, com o objetivo de transformar a cidade num espaço acessível e de aprendizagem para todos os participantes, reforçando valores como a diversidade e solidariedade. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, afirmou que “Albufeira é uma cidade que valoriza a inclusão e a aprendizagem como pilares do desenvolvimento comunitário”.

 

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinala a 30 de novembro, e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a 3 de dezembro, o Município de Albufeira preparou um programa com diferentes iniciativas que promovem a inclusão e a aprendizagem através de experiências dinâmicas, que prometem dinamizar o espaço urbano. Este ano, Albufeira destaca-se como um espaço de aprendizagem contínua, reforçando a identidade do concelho como uma "grande sala de aula" e "laboratório para a experimentação e conhecimento". 
A programação, que decorre de 30 de novembro a 3 de dezembro, foi desenhada para toda a comunidade com atividades inclusivas que envolvem participantes de diferentes faixas etárias e diversos contextos sociais.
O primeiro dia do evento, a 30 de novembro, arranca com a Oficina Criativa do Projeto SER, no Polidesportivo de Olhos de Água. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por email em projeto.ser@cm-albufeira.pt. Paralelamente, no Centro Educativo do Cerro do Ouro, realiza-se o Workshop de “Cozinha de Lama”, que explora a criatividade e estimula a imaginação dos mais novos. Os interessados em participar na atividade devem inscrever-se, por email, em centroeducativo.cerrouro@cm-albufeira.pt. E ainda no mesmo dia, às 10h30, decorre o “Brincar Seguro Correndo Riscos”. Nesta nova edição da iniciativa que visa incentivar as brincadeiras ao ar livre, estimulando o sentido de comunidade, o respeito pela natureza e o pelo espaço público; crianças e adultos vão juntos poder divertir-se, no Parque Lúdico de Albufeira. Esta ação é inteiramente gratuita, mas requer inscrição, pelo que quem quiser participar deve fazê-lo através do email joana.santos@cm-albufeira.pt.
No domingo, a 1 de dezembro, a festa volta a fazer-se no Parque Lúdico de Albufeira. Das 14h30 às 16h30, vai ser apresentada a experiência circense inclusiva pelo Circo Vagamundo. O Circo Social e Educativo sediado no Algarve promove o Circo como uma atividade que pode ser praticada por todos, seguindo o mote do "Para Todos Tudo" independentemente de idades e capacidades físicas ou intelectuais. 
No dia seguinte, as atividades vão ser dedicadas aos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho. Entre 09h30 e as 13h00, acontece o “Workshop de Artes Circenses”, no Parque Lúdico de Albufeira; “Jogos Tradicionais na rua”, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, e os “Contos Tradicionais e Jogos de Mesa Intergeracionais”, no Telheiro Cais Herculano, numa parceria com o Clube Avô.
A encerrar a programação, no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, das 09h30 às 13h00, os utentes das associações de apoio à pessoa com deficiência vão poder conhecer as atividades expostas no Espaço Integrar + e participar na experiência de circo inclusiva promovida pelo Circo Vagamundo.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, garante que esta é mais uma demonstração de que Albufeira é uma cidade que valoriza a inclusão e a aprendizagem como pilares do desenvolvimento comunitário. “Estas iniciativas visam reforçar os valores de inclusão, experimentação e aprendizagem, transformando o concelho num espaço onde todos têm lugar e oportunidade de participar”, sublinhou, destacando o compromisso contínuo da Município em “criar um ambiente acessível e acolhedor para todos os cidadãos”.
“Ao celebrar, simultaneamente, o Dia Internacional da Cidade Educadora e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estamos a manifestar o nosso maior interesse no desenvolvimento de uma cidade mais justa, mais solidária e com mais acessibilidade. A diversidade é uma riqueza que deve ser reconhecida, e é com essa visão que continuamos a trabalhar pela inclusão e pelo bem-estar de todos os nossos munícipes”, afirmou Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelos pelouros da Educação e da Ação Social.