A Organização das Nações Unidos (ONU), definiu como tema prioritário para assinalar este dia, em 2024, aproveitar o poder e a resiliência das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) para acelerar o desenvolvimento sustentável e erradicar a pobreza.
Nesta data destaca-se como oportunidade para discutir e avançar acções, envolvendo as diversas entidades, incluindo decisores políticos, empresas, instituições financeiras e a comunidade internacional no apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, para fazer avançar a Agenda 2030 e contribuir para alcançar os ODS, incluindo a erradicação da pobreza e o trabalho digno para todos. 
 
As MPME, que representam mais de 90% de todas as empresas a nível mundial, podem contribuir significativamente com soluções inovadoras para os desafios actuais e impulsionar o crescimento inclusivo e a prosperidade partilhada.
Estas empresas representam 60 a 70% do emprego e 50% do PIB mundial. Sendo a espinha dorsal das sociedades em todo o mundo, contribuem para as economias locais e nacionais e conferem meios de subsistência, em particular aos trabalhadores pobres, às mulheres, aos jovens e a grupos em situações vulneráveis. 
 
Assinalar este dia é fundamental, também para chamar a atenção acerca desta realidade e para assegurar que estas empresas continuarão a desempenhar um papel crucial na criação de empregos dignos e na melhoria dos meios de subsistência. Para isso, é necessário garantir que existe um ambiente comercial que as apoie e lhes facilite o acesso a financiamento, à informação e aos mercados.  
 
A CPPME assume a luta pelos direitos destes milhares de empresárias e empresários, que fazem das suas empresas um projecto de vida e alimentam a economia local. Dotados de resistência e capacidade de inovação e adaptação assinaláveis, tornam vital a sua existência, e justificam esse reconhecimento. 
 
 
 
Por: CPPME