“Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar” é o tema deste ano para as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Em Albufeira o Castelo de Paderne foi o monumento escolhido para destaque das Comemorações, que decorrem de 18 a 22 de abril.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado, pelo Município de Albufeira, com a realização de um Percurso Pedestre no Castelo de Paderne, no próximo dia 18, a partir das 14h30. A iniciativa tem por objetivo divulgar e sensibilizar o público para a paisagem cultural da área envolvente ao Castelo, através de uma visita orientada por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

De 18 a 22 de abril, entre as 10h00 e as 18h00, no mesmo local, decorrem as “Jornadas de Porta Aberta”, uma organização realizada em parceria pela Direção Regional de Cultura do Algarve e pela Autarquia de Albufeira, com vista a promover a dinamização do Castelo de Paderne.

Em destaque nestas comemorações, o Castelo de Paderne é o monumento mais importante do concelho e um dos exemplares mais significativos da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica. É monumento classificado de Imóvel de Interesse Público desde 1971 e tem a particularidade de ter sido erguido em taipa no período Almóada, na segunda metade do século XII. Foi conquistado aos mouros, por D. Paio Peres Correia, em 1248 e é um dos sete castelos que está representado na bandeira nacional.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património e para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Para informações e inscrições contacte: sed@cm-albufeira.pt| 289 599 508/852.

 

Por CM Albufeira